Este trabalho busca refletir acerca dos elementos que compõem e/ou caracterizam a atuação docente no âmbito da Educação Escolar Indígena (EEI). Elegeu-se como objetivo geral: compreender que elementos compõem a prática docente no âmbito da educação escolar indígena, e como objetivos específicos: a) Estudar a atuação docente na educação escolar indígena; b) Identificar os elementos que caracterizam a atuação docente na educação escolar indígena e c) Analisar as contribuições das práticas desenvolvidas no âmbito da educação escolar indígena para o cenário educacional da contemporaneidade. O referencial teórico é pautado em Bernard Charllot (2000) com as teorizações de expoentes do pensamento e da filosofia indígena, como Gersem Baniwá (2019) e Ailton Krenak (2020). As considerações finais apontam que, independentemente do contexto de atuação, o docente precisa considerar o estudante enquanto sujeito social e de saber, e que especialmente na Educação Escolar Indígena, a atuação docente, deve primar pelo desenvolvimento de valores e práticas de sustentabilidade, coletividade e de respeito ao meio ambiente.