O ensino de Botânica nas escolas, ainda é, em boa parte baseado em aulas expositivas e nos conteúdos previamente apresentados pelos livros didáticos, que costumam gerar pouco interesse nos alunos. Assim, muitas das concepções sobre a botânica construídas na sala de aula, acabam sendo superficiais, não gerando significados. Dessa forma, objetivou-se a partir do presente trabalho, aproximar de forma didática e interdisciplinar conhecimentos botânicos ao cotidiano do aluno. O percurso metodológico foi dividido em duas etapas. Inicialmente foi realizada no jardim da Escola EEMTI Dom José Tupinambá da Frota, localizada na cidade de Sobral – CE, onde os alunos foram instigados a observar as diferentes formas de vida dos vegetais, elaborando registros dos aspectos gerais do ambiente e da morfologia das plantas. Além disso, foi realizado a coleta de espécimes para a montagem de exsicatas didáticas pelos próprios alunos. Em um segundo momento, os alunos foram levados ao Herbário da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), onde puderam observar de forma prática a metodologia de campo, processo de Herborização, produção de exsicatas e organização do material e por fim, puderam acompanhar como essas informações são transformadas em elementos científicos, seja na forma de trabalhos ou exposições. Com a realização das atividades, foi possível observar uma maior interação e participação dos alunos durante os dois momentos, algo que muitas das vezes não costuma ocorrer em aulas expositivas, na qual, segundo os alunos, são aulas cansativas que apenas observam tudo passivamente. Contudo, a importância e o significado didático da utilização de diferentes ambientes e abordagens metodológicas, promovem o protagonismo do aluno, gerando uma aprendizagem mais significativa. Diante disso, tais estratégias permitiram que os alunos tivessem uma dimensão melhor da biodiversidade e dos espaços que estão inseridos, trazendo sentido às transposições didáticas construídas no espaço escolar.