Este artigo teve como objetivo investigar quais as dificuldades na conclusão de curso para licenciados de ciências biológicas do IFPB-Campus Cabedelo durante o ensino remoto emergencial, assim como, desenvolver métodos e temáticas, para melhor adaptação dos discentes em relação ao TCC mediante momentos de Ensino remoto emergencial e comparar as opiniões entre licenciados e os que trancaram em relação ao TCC durante o ensino remoto emergencial. Para a obtenção de dados foi elaborado um formulário online de 13 questões intercalando entre objetivas e questões dissertativas para que os mesmos pudessem relatar com suas próprias palavras. Durante a realização da pesquisa, os participantes foram denominados de L1, L2, L3 e assim por diante para Licenciados e T1,T2, T3 para os que optaram por trancar. Após a realização da pesquisa e da coleta de dados foi possível compreender que os alunos precisaram realizar adaptações, que as conclusões do curso foram complicadas causa da adaptação rápida para o novo método de ensino, assim como medo de serem prejudicados e um dificuldade maior na elaboração do TCC, mediante a pesquisa 42,22% dos participantes acreditam serem pouco prejudicados pelo novo método de ensino, apesar das adaptações e problemas durante a realização dos TCCs.