O presente relato de experiência se trata de uma ação realizada na Escola Estadual Vigário Bartolomeu na cidade do Natal/RN, junto à comunidade escolar. Com o intuito de fomentar a cultura inclusiva como processo formativo e reflexivo de forma interdisciplinar no ambiente escolar em ações teóricas e práticas ao longo de uma semana. A presente ação versa pela pesquisa exploratória tanto no levantamento bibliográfico como nas experiências práticas com o problema pesquisado. Se dialogou com os respectivos autores e seus conceitos para construção desse relato: Inclusão e Acessibilidade (Mantoan, 2013), Pesquisa Exploratória (Gil, 2007), Interdisciplinaridade (Leis, 2015) e LBI (Brasil, 2015). O presente trabalho buscou de forma didática e em síntese explanar as ações e reflexões desenvolvidas em torno de um projeto concretizado na Primeira Semana Inclusiva da instituição. Nesse sentido, propomos atividades mediadas em conjunto com diversos componentes curriculares de forma interdisciplinar, seja com intervenções que visavam transformar o ensino teórico em práticas cotidianas, seja com momentos de sensibilização e reflexão. Como resultados das atividades, foi constatado um maior interesse dos estudantes pela temática, participação e compreensão das ações da escola no seu papel inclusivo, como produção de material visual para conscientização no espaço formativo.