Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDENDO SOBRE A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS ATRAVÉS DA MODELIZAÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Sabe-se que no ensino de Ciências, é importante apresentar os modelos atômicos de forma clara e acessível aos alunos, de modo a permitir que eles compreendam a estrutura dos átomos e como eles se relaciona com as propriedades químicas dos elementos. Diante disso, esse trabalho teve como objetivo utilizar a modelização didática como ferramenta de aprendizagem sobre a evolução dos modelos atômicos com estudantes do ensino fundamental II. O presente estudo foi desenvolvido com 28 alunos do 9º ano de uma Escola privada, localizada em Natal, Rio Grande do Norte. As ações foram divididas em três etapas: i) aulas dialógicas explorando os modelos atômicos de Dalton, Thompson, Rutherford; Rutherford-Bohr e Schrodinger (estrutura atômica, comportamento dos átomos e aspectos históricos) por meio de slides e Datashow; ii) aplicação e discussão do vídeo de curta-metragem “Tudo se Transforma, História da Química, História dos Modelos Atômicos” (13m 30 seg); iii) elaboração de modelos atômicos e socialização dos produtos construídos. Para essa última etapa, a turma foi dividida em 05 grupos (com até 06 componentes), e cada para cada equipe foi sorteado um dos modelos atômicos para a elaboração do modelo didático. Os estudantes utilizaram recursos de baixo custo, como isopor, massa de modelar, garrafa pet, fios de cobre, etc. Os resultados observados partindo da elaboração dos modelos didáticos e socialização destes produtos, evidenciam que os alunos conseguiram compreender a estrutura e a evolução dos modelos atômicos. Através dos aspectos históricos explorados nas três etapas, os estudantes puderam perceber a Ciência como fruto de colaboração entre cientistas e a importância de da observação e experimentação para o desenvolvimento do conhecimento cientifico. Assim, é possível afirmar que a modelização é uma ferramenta didática que potencializa a aprendizagem dos estudantes para a aprendizagem dos modelos atômicos na educação básica.

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