Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AINDA TURMAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Não existe desafio maior para um professor do que trabalhar com turmas heterogêneas. Não é raro compor as turmas do ano seguinte a partir das características em comum dos alunos que formarão aquelas turmas. Frase como: “Não existe turma homogênea” ou “Turmas homogêneas são o sonho de todo professor”, ou mesmo: “Quanto mais heterogêneas melhores” são ouvidas a todo momento em um ambiente escolar. Através de um exercício prático com duas turmas de Jovens e Adultos onde o tema era “O método científico, como cientistas produzem conhecimento”, os alunos foram estimulados a responderem como um cientista faria para provar como as folhas dos vegetais superiores crescem. Após vários momentos em que se discutiu a problemática, ficou decidido o método de trabalho. Deveríamos medir o comprimento e a largura de vários tipos morfológicos de folhas, produzir uma tabela com esses valores e um gráfico onde ordenava estes resultados. Após a descoberta das formas de crescimento daquelas folhas, através da leitura do gráfico, foi solicitado aos estudantes responderem um questionário sobre suas principais dúvidas. Dúvidas estas que se tratava de habilidades existentes nas bases curriculares nacionais para alunos do Ensino Fundamental. Ao se ordenar estas respostas através de um software de ordenação multivariada observou-se dois desenhos diferentes para cada turma. Uma turma mostrou um desenho onde as respostas se aninhavam muito próximas, formando um só grupo de pontos, apontando uma turma homogênea enquanto a outra formou grupos esparsados que podiam ser caracterizados por grupos de alunos com muitas características comuns, apontando uma turma heterogênea. Tal prática, além da possibilidade de trabalhar uma questão complexa como a utilização do método científico em sala de aula, também ajuda o professor a conhecer melhor sua turma e a metodologia a ser utilizada.

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