POESIA VISUAL E CONCRETA NA SALA DE AULA: OS ESTUDOS LITERÁRIOS POR MEIO DE UMA PRÁTICA QUE VISA O CONTEXTO SOCIAL
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9738 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 509 "inscrito_id" => 308 "titulo" => "POESIA VISUAL E CONCRETA NA SALA DE AULA: OS ESTUDOS LITERÁRIOS POR MEIO DE UMA PRÁTICA QUE VISA O CONTEXTO SOCIAL" "resumo" => "O presente artigo trata dos resultados obtidos através do trabalho que foi realizado no semestre 2014.2 pelo projeto CLIC, que é financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em parceria com a UEPB, e realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, tendo por público alvo educandos do Ensino Médio. O objetivo desse artigo é mostrar o trabalho com as poesias visuais e concretas, que buscou instigar os dicentes a desenvolverem uma postura crítica e reflexiva por meio de práticas sociais de leitura do texto literário. A fim de também motivar os alunos a desenvolverem o gosto pela Literatura, lançou-se mão do método de ensino transdisciplinar. A fundamentação teórico-metodológica utilizada no nosso trabalho foi construída com base nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio PCNEM (2000), nos quais constam argumentações acerca das melhorias provenientes da aplicação de um ensino no qual o aluno tem contato efetivo com as práticas sociais de escrita, leitura e oralidade, atreladas aos estudos literários em âmbito escolar. Faremos uso também de outros aportes teóricos que abordam sobre a perspectiva transdisciplinar com o intuito de melhor fundamentar as argumentações acerca desta forma de ensino. A proposta metodológica utilizada foi a de relacionar o ensino de Literatura à realidade do aluno, através da compreensão e da relação entre as poesias visuais e concretas, gêneros e realidade social, proporcionando um estudo mais produtivo, dinâmico e significativo para os educandos, viabilizando a ampliação dos seus conhecimentos e de suas capacidades cognitivas, e contribuindo para a formação de cidadãos críticos reflexivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "PIBID, LITERATURA, ENSINO TRANSDISCIPLINAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_18_03_21_idinscrito_308_674cc49b128ea573ca4f212f75ca7eec.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA SILVA DE JESUS" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA JESUS" "autor_email" => "sandracariocacarpediem@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9738 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 509 "inscrito_id" => 308 "titulo" => "POESIA VISUAL E CONCRETA NA SALA DE AULA: OS ESTUDOS LITERÁRIOS POR MEIO DE UMA PRÁTICA QUE VISA O CONTEXTO SOCIAL" "resumo" => "O presente artigo trata dos resultados obtidos através do trabalho que foi realizado no semestre 2014.2 pelo projeto CLIC, que é financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em parceria com a UEPB, e realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, tendo por público alvo educandos do Ensino Médio. O objetivo desse artigo é mostrar o trabalho com as poesias visuais e concretas, que buscou instigar os dicentes a desenvolverem uma postura crítica e reflexiva por meio de práticas sociais de leitura do texto literário. A fim de também motivar os alunos a desenvolverem o gosto pela Literatura, lançou-se mão do método de ensino transdisciplinar. A fundamentação teórico-metodológica utilizada no nosso trabalho foi construída com base nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio PCNEM (2000), nos quais constam argumentações acerca das melhorias provenientes da aplicação de um ensino no qual o aluno tem contato efetivo com as práticas sociais de escrita, leitura e oralidade, atreladas aos estudos literários em âmbito escolar. Faremos uso também de outros aportes teóricos que abordam sobre a perspectiva transdisciplinar com o intuito de melhor fundamentar as argumentações acerca desta forma de ensino. A proposta metodológica utilizada foi a de relacionar o ensino de Literatura à realidade do aluno, através da compreensão e da relação entre as poesias visuais e concretas, gêneros e realidade social, proporcionando um estudo mais produtivo, dinâmico e significativo para os educandos, viabilizando a ampliação dos seus conhecimentos e de suas capacidades cognitivas, e contribuindo para a formação de cidadãos críticos reflexivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "PIBID, LITERATURA, ENSINO TRANSDISCIPLINAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_18_03_21_idinscrito_308_674cc49b128ea573ca4f212f75ca7eec.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA SILVA DE JESUS" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA JESUS" "autor_email" => "sandracariocacarpediem@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }