As perspectivas de leitura na escola, por muito tempo, caracterizaram-se por atividades nas quais ocorria apenas a decodificação, não se valorizava a construção do sentido do texto, o significado da leitura estava depositado nas palavras e não na interação ocorrida entre texto e leitor, no entanto, com o surgimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) este cenário mudou. Visando analisar este novo cenário da leitura prescrita pela BNCC para a sala de aula este trabalho tem como objetivo geral: “Analisar as perspectivas de leitura orientadas pela BNCC para o trabalho em aulas de língua portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF)”. E como objetivos específicos (I) identificar as estratégias e procedimentos de leitura presentes na BNCC anos iniciais do EF; (II) descrever as estratégias e procedimentos de leitura presente na BNCC anos iniciais; (III) compreender quais habilidades são propostas para serem desenvolvidas por meio do trabalho com a leitura nos anos iniciais do EF. Este trabalho configura-se como uma pesquisa documental (BARBOSA, 2008; SOUSA, 2021), na qual analisamos o eixo de leitura da BNCC nos anos iniciais do ensino fundamental. Tal análise baseou-se nas teorias sobre ensino de leitura de Klaiman (1989); Antunes (2003); Koch e Elias (2006); Oliveira (2010); Cagliari (2012); e Carvalho (2018). Para tanto, conclui-se que a leitura a partir de uma visão tradicional não deve mais ser considerada, pois a leitura defendida pela BNCC visa a interação entre o objeto, estratégias, procedimentos e habilidades a serem desenvolvidas pelo leitor.