Neste trabalho ressaltamos o direito à creche para todas as crianças na primeira infância, sem quaisquer restrições. O estudo se dá a partir de um breve recorte sobre a contextualização sócio-histórica da concepção de infância e da creche na sociedade brasileira, a fim de promover uma melhor compreensão acerca dessa instituição que primordialmente pertencia a uma natureza filantrópica e assistencialista, sem finalidades educativas. Assim, como metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, com o método entrevista com uma professora que atua na creche, com o propósito de entender qual a visão da docente acerca da educação infantil, além entender quais os principais desafios que ocorrem no cotidiano da instituição. O artigo tem como base os estudos de autores como: Haddad (2016), Cartaxo (2013), Kramer (1995), Baudelot e Breauté (1979) e entre outros pesquisadores para um entendimento aprofundado acerca da temática e investigação dos relatos fornecidos pela entrevistada. Contamos com o suporte de documentos oficiais como: a Constituição Federal (1988), a LDB (1996) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). Segundo os resultados atingidos, entende-se que a creche se tornou um espaço legítimo para a educação e o cuidado de crianças, porém, ainda são muitas as barreiras que impedem com que o direito da criança seja efetivado com qualidade.