Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE LIBRAS PARA ESTUDANTE CEGO DO CURSO LICENCIATURA DA COMPUTAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97802
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4209
    "inscrito_id" => 12603
    "titulo" => "ENSINO DE LIBRAS PARA ESTUDANTE CEGO DO CURSO LICENCIATURA DA COMPUTAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A disciplina de Libras tornou-se componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura pelo Decreto n. 5.625/05. O ensino da Libras é um desafio visto tratar-se de uma língua de modalidade visual-espacial diferente do português que tem modalidade oral-auditiva. Por isso, o sentido da visão é importantíssimo para o processo de ensino e de aprendizado. Para o ensino da Libras, é necessário utilizar metodologias voltadas para o ensino de segunda língua. Com a inserção de estudantes com deficiência no ensino superior, várias especificidades e particularidades são encontradas dentro das sala de aulas, demandando uma contínua reinvenção no fazer pedagógico do professor. Esse relato de experiência retrata como uma professora de Libras superou os desafios ao ensinar um estudante com deficiência visual (cegueira total) inserido em uma turma do oitavo período do curso de licenciatura da computação, no período noturno, no IFPE campus Afogados da Ingazeira. O objetivo é mostrar quais desafios foram encontrados, bem como as estratégias e materiais utilizados no decorrer do processo de ensino e de aprendizagem. A coleta de informações ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada com a professora da disciplina e com o estudante cego. Os resultados obtidos mostram a importância da formação continuada, da relação professor-aluno para o êxito do ensino da disciplina e como as adaptações metodológicas contribuem para o aprendizado de todos envolvidos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12603_TB4209_20112023132031.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE DA SILVA CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE CARDOSO"
    "autor_email" => "felipe.cardoso@afogados.i"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97802
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4209
    "inscrito_id" => 12603
    "titulo" => "ENSINO DE LIBRAS PARA ESTUDANTE CEGO DO CURSO LICENCIATURA DA COMPUTAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A disciplina de Libras tornou-se componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura pelo Decreto n. 5.625/05. O ensino da Libras é um desafio visto tratar-se de uma língua de modalidade visual-espacial diferente do português que tem modalidade oral-auditiva. Por isso, o sentido da visão é importantíssimo para o processo de ensino e de aprendizado. Para o ensino da Libras, é necessário utilizar metodologias voltadas para o ensino de segunda língua. Com a inserção de estudantes com deficiência no ensino superior, várias especificidades e particularidades são encontradas dentro das sala de aulas, demandando uma contínua reinvenção no fazer pedagógico do professor. Esse relato de experiência retrata como uma professora de Libras superou os desafios ao ensinar um estudante com deficiência visual (cegueira total) inserido em uma turma do oitavo período do curso de licenciatura da computação, no período noturno, no IFPE campus Afogados da Ingazeira. O objetivo é mostrar quais desafios foram encontrados, bem como as estratégias e materiais utilizados no decorrer do processo de ensino e de aprendizagem. A coleta de informações ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada com a professora da disciplina e com o estudante cego. Os resultados obtidos mostram a importância da formação continuada, da relação professor-aluno para o êxito do ensino da disciplina e como as adaptações metodológicas contribuem para o aprendizado de todos envolvidos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12603_TB4209_20112023132031.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE DA SILVA CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE CARDOSO"
    "autor_email" => "felipe.cardoso@afogados.i"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A disciplina de Libras tornou-se componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura pelo Decreto n. 5.625/05. O ensino da Libras é um desafio visto tratar-se de uma língua de modalidade visual-espacial diferente do português que tem modalidade oral-auditiva. Por isso, o sentido da visão é importantíssimo para o processo de ensino e de aprendizado. Para o ensino da Libras, é necessário utilizar metodologias voltadas para o ensino de segunda língua. Com a inserção de estudantes com deficiência no ensino superior, várias especificidades e particularidades são encontradas dentro das sala de aulas, demandando uma contínua reinvenção no fazer pedagógico do professor. Esse relato de experiência retrata como uma professora de Libras superou os desafios ao ensinar um estudante com deficiência visual (cegueira total) inserido em uma turma do oitavo período do curso de licenciatura da computação, no período noturno, no IFPE campus Afogados da Ingazeira. O objetivo é mostrar quais desafios foram encontrados, bem como as estratégias e materiais utilizados no decorrer do processo de ensino e de aprendizagem. A coleta de informações ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada com a professora da disciplina e com o estudante cego. Os resultados obtidos mostram a importância da formação continuada, da relação professor-aluno para o êxito do ensino da disciplina e como as adaptações metodológicas contribuem para o aprendizado de todos envolvidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.