Este trabalho tem como objetivo ajudar a trazer aos professores uma maior clareza da evolução gradativa do entendimento da aprendizagem através da taxonomia de Bloom e ajuda-los a entender como as habilidades na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desenvolvida através da Taxonomia de bloom evoluem. Essa metodologia é uma classificação hierárquica que descreve os diferentes níveis de complexidade cognitiva envolvidas na aprendizagem. Aplicar a Taxonomia de Bloom dá ao professor uma maior possibilidade de desenvolver planejamentos mais assertivos e personalizados para os alunos. Ao utilizar a BNCC como base, os professores podem identificar os objetivos de aprendizagem específicos para cada disciplina e ano escolar. Em seguida, a Taxonomia de Bloom auxilia na classificação desses objetivos em níveis cognitivos, desde o nível mais básico de conhecimento até a habilidade de analisar, avaliar e criar. Isso permite que os educadores planejem atividades e avaliações alinhadas com a progressão esperada dos alunos, garantindo uma abordagem gradual e progressiva. O entendimento da Taxonomia de Bloom também pode fornecer aos professores um quadro claro para o desenvolvimento de sequências didáticas que abordem aspectos cognitivos, socioemocionais e éticos da educação. Isso facilita a criação de aulas mais abrangentes, que consideram não apenas o conteúdo, mas também o desenvolvimento integral dos alunos. Além disso, essa abordagem oferece suporte aos professores na promoção da aprendizagem significativa. Ao estimular os alunos a pensar criticamente, resolver problemas e aplicar o conhecimento em contextos reais, os professores capacitam seus alunos a se tornarem aprendizes ativos e engajados. Neste trabalho, apresentaremos exemplos práticos de como a Taxonomia de Bloom pode ser implementada no planejamento curricular e nas atividades de sala de aula. Esperamos fornecer aos professores orientações práticas para utilizar essas ferramentas de forma eficaz, aprimorando sua prática pedagógica e contribuindo para o sucesso educacional dos estudantes.