O educador possui um papel fundamental no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, logo, estes tornam-se sujeitos essenciais para o progresso educacional da sociedade. Por isso, o entendimento das características inerentes ao trabalho docente é relevante, porque fornece subsídios teórico-práticos que podem contribuir no fortalecimento do fenômeno educativo. O presente artigo enquadra-se no contexto da pesquisa qualitativa, tendo uma abordagem exploratória e descritiva acerca do perfil profissional de dezenove professores/as das disciplinas de Ciências/Biologia de quatorze instituições escolares da rede estadual do município de Campina Grande — PB. O percurso metodológico adotado para coleta de dados deu-se a partir de um questionário fechado com três perguntas sobre aspectos do gênero, tipologia escolar, formação acadêmica, turmas e níveis de ensino. Com o apoio desse instrumento, foi possível ordenar as respostas em um editor de planilhas eletrônicas que auxiliou na sistematização das representações gráficas e no processamento da porcentagem (%) dos percentuais das alternativas. Após a análise das informações obtidas, obtivemos nos resultados uma predominância de mulheres atuando no magistério científico, concentração acentuada dos educadores/as no ensino médio e a qualificação de graduação na licenciatura/bacharelado em Ciências Biológicas sendo exibida apenas pela metade dos investigados, enquanto, que uma outra parcela da amostra ministra o conteúdo de Ciências com habilitação em outras áreas. Diante do exposto, identificamos que os aspectos experienciais do grupo mostram-se como elementos úteis nos momentos de planejamento e na regência das aulas. Contudo, o trabalho também permitiu refletir a respeito da presença de variáveis externas que influenciam na organização do espaço educativo, sendo a falta de critérios imparciais na seleção do corpo docente a evidência mais preocupante, uma vez que tal prática permite a adesão de indivíduos sem a capacitação básica, precarizando os saberes específicos dos biólogos na construção de práticas e conceitos científicos no escopo da educação formal.