A leitura de literatura na sala de aula é de fundamental importância na formação dos sujeitos; ler desperta a compreensão e expande a capacidade criadora, pensante, imaginativa, leva-os a vivenciarem outros universos, liberta o pensamento e as possibilidades de diálogo por meio das experiências significativas. A mediação pedagógica favorece a relação entre texto, leitor e mundo, provocando uma transformação no processo de reflexão. Ao ler literatura entramos em contato com os diversos aspectos históricos, sociais, intelectuais e humanos. Para a discussão da temática, partiu-se do seguinte questionamento: qual a importância da prosódia na mediação da leitura de literatura? Traçou-se como objetivo geral compreender a atribuição de sentidos ao texto literário por meio da mediação pedagógica; e como objetivos específicos analisar a leitura de literatura a partir dos sentidos atribuídos pelos(as) aprendizes no ato da escuta do texto literário; e discutir a importância da prosódia na mediação das aulas de leitura de literatura. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental na cidade de Natal/RN, e a metodologia utilizada para as sessões de leitura baseou-se no processo de andaimagem. Os dados mostraram que a leitura de literatura quando mediada por meio do planejamento efetivo das ações realizadas, desperta no(a) leitor(a) os processos simbólicos de aproximação com a cultura letrada, desenvolve os aspectos cognitivos como atenção, memorização, reflexão, percepção, afetividade, imaginação, bem como os aspectos lúdicos, poéticos e criativos.