O presente trabalho tem como objetivo levantar a problemática do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) e dos livros didáticos, enquanto ferramentas de ensino, e sua relação com as desigualdades sociais no sistema educacional brasileiro nos anos de , 2020 e 2021. Ao longo desses anos, presenciamos o surgimento e eclosão dos casos de Coronavírus em todo o território nacional barsileiro, bem como a instalação do ensino remoto devido ao isolamento social. Para tanto, demonstraremos, através de revisão bibliográfica de pesquisas quanti e qualitativas em artigos publicados entre 2009 e 2020, como a pandemia promoveu um aumento do uso das TICs, de modo que nas pesquisas realizadas por OLIVEIRA & JUNIOR (2020) e por DUARTE & HYPÓLITO (2020) cerca de 84,3% dos professores respondentes encontravam-se, no mês de junho, desenvolvendo as atividades de ensino de forma não presencial, ou em suas casas ou nas dependências das escolas. Em contrapartida, 15,7% não desenvolviam atividades remotas. Dessa forma, as condições de acesso a essas TIC’s não são homogêneas aos discentes do ensino básico, de modo que o livro didático (LD) ainda se configura como uma ferramenta pedagógica de ensino muito importante para o processo formativo desses jovens. Concluímos que, tanto as TIC’s quanto os livros didáticos se apresentam, no corpus analisado, como uma manifestação do processo de ensinagem descrito por Anastasiou (2003).