Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIVRO DIDÁTICO E TIC’S NO ENSINO REMOTO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁXIS DOCENTE NA PANDEMIA DE COVID-19 (2021)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96670
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2681
    "inscrito_id" => 12326
    "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO E TIC’S NO ENSINO REMOTO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁXIS DOCENTE NA PANDEMIA DE COVID-19 (2021)"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo levantar a problemática do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) e dos livros didáticos, enquanto ferramentas de ensino, e sua relação com as desigualdades sociais no sistema educacional brasileiro nos anos de , 2020 e 2021. Ao longo desses anos, presenciamos o surgimento e eclosão dos casos de Coronavírus em todo o território nacional barsileiro, bem como a instalação do ensino remoto devido ao isolamento social. Para tanto, demonstraremos, através de revisão bibliográfica de pesquisas quanti e qualitativas em artigos publicados entre 2009 e 2020, como a pandemia promoveu um aumento do uso das TICs, de modo que nas pesquisas realizadas por OLIVEIRA & JUNIOR (2020) e por DUARTE & HYPÓLITO (2020) cerca de 84,3% dos professores respondentes encontravam-se, no mês de junho, desenvolvendo as atividades de ensino de forma não presencial, ou em suas casas ou nas dependências das escolas. Em contrapartida, 15,7% não desenvolviam atividades remotas. Dessa forma, as condições de acesso a essas TIC’s não são homogêneas aos discentes do ensino básico, de modo que o livro didático (LD) ainda se configura como uma ferramenta pedagógica de ensino muito importante para o processo formativo desses jovens. Concluímos que, tanto as TIC’s quanto os livros didáticos se apresentam, no corpus analisado, como uma manifestação do processo de ensinagem descrito por Anastasiou (2003)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12326_TB2681_11052023152731.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ SOARES FILHO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "jose.soares@urca.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96670
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2681
    "inscrito_id" => 12326
    "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO E TIC’S NO ENSINO REMOTO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁXIS DOCENTE NA PANDEMIA DE COVID-19 (2021)"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo levantar a problemática do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) e dos livros didáticos, enquanto ferramentas de ensino, e sua relação com as desigualdades sociais no sistema educacional brasileiro nos anos de , 2020 e 2021. Ao longo desses anos, presenciamos o surgimento e eclosão dos casos de Coronavírus em todo o território nacional barsileiro, bem como a instalação do ensino remoto devido ao isolamento social. Para tanto, demonstraremos, através de revisão bibliográfica de pesquisas quanti e qualitativas em artigos publicados entre 2009 e 2020, como a pandemia promoveu um aumento do uso das TICs, de modo que nas pesquisas realizadas por OLIVEIRA & JUNIOR (2020) e por DUARTE & HYPÓLITO (2020) cerca de 84,3% dos professores respondentes encontravam-se, no mês de junho, desenvolvendo as atividades de ensino de forma não presencial, ou em suas casas ou nas dependências das escolas. Em contrapartida, 15,7% não desenvolviam atividades remotas. Dessa forma, as condições de acesso a essas TIC’s não são homogêneas aos discentes do ensino básico, de modo que o livro didático (LD) ainda se configura como uma ferramenta pedagógica de ensino muito importante para o processo formativo desses jovens. Concluímos que, tanto as TIC’s quanto os livros didáticos se apresentam, no corpus analisado, como uma manifestação do processo de ensinagem descrito por Anastasiou (2003)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12326_TB2681_11052023152731.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ SOARES FILHO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "jose.soares@urca.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo levantar a problemática do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) e dos livros didáticos, enquanto ferramentas de ensino, e sua relação com as desigualdades sociais no sistema educacional brasileiro nos anos de , 2020 e 2021. Ao longo desses anos, presenciamos o surgimento e eclosão dos casos de Coronavírus em todo o território nacional barsileiro, bem como a instalação do ensino remoto devido ao isolamento social. Para tanto, demonstraremos, através de revisão bibliográfica de pesquisas quanti e qualitativas em artigos publicados entre 2009 e 2020, como a pandemia promoveu um aumento do uso das TICs, de modo que nas pesquisas realizadas por OLIVEIRA & JUNIOR (2020) e por DUARTE & HYPÓLITO (2020) cerca de 84,3% dos professores respondentes encontravam-se, no mês de junho, desenvolvendo as atividades de ensino de forma não presencial, ou em suas casas ou nas dependências das escolas. Em contrapartida, 15,7% não desenvolviam atividades remotas. Dessa forma, as condições de acesso a essas TIC’s não são homogêneas aos discentes do ensino básico, de modo que o livro didático (LD) ainda se configura como uma ferramenta pedagógica de ensino muito importante para o processo formativo desses jovens. Concluímos que, tanto as TIC’s quanto os livros didáticos se apresentam, no corpus analisado, como uma manifestação do processo de ensinagem descrito por Anastasiou (2003).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.