O estudo aqui proposto tem o intuito de apresentar metodologia de trabalho na diagnose, monitoramento e aperfeiçoamento de leitura mínima dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental. Para a análise e condensação de dados foi escolhida uma turma de sexto ano vespertina da cidade de Gurupi, Tocantins. Na Unidade Escolar nomeada Centro Educacional Fé e Alegria Paroquial Bernardo Sayão, para detectar o grau de habilidades mínimas desenvolvidas por alunos de sextos anos, demonstrar avanço na fluência com uso de simulados personalizados. Foi aplicada a Taxonomia de Bloom atrelada aos Estudos das Habilidades e Competências da PCN e BNCC. A plataforma online Grade Pen foi instrumento gerador dos simulados e foi também usado para as correções por QR Code, o que facilitou a logística e o retorno dos resultados aos alunos com maior rapidez. Depois da delimitação do tópico "decodificar" da taxonomia e os gêneros textual que seriam utilizados, e elaborar uma prova-matriz e seu lançamento na Plataforma Grade Pen foi gerado provas individuais com possibilidade de correções automáticas e seus resultados foram analisados parando a prova diagnóstica e outra sessão com os mesmos descritores 40 dias depois, fez -se uma análise ao final. A pesquisa quanto a sua natureza é básica, quanto à forma de abordagem do problema é qualitativa e quanto aos fins da pesquisa é descritiva. Os resultados foram analisados para determinar os parâmetros de leitura mínima, levando em consideração o nível mínimo de leitura referente ao Descritor - D1: que tem como definição: Localizar informações explícitas em um texto. Palavras chaves: Leitura. Taxonomia de Bloom. Grade Pen. Educação pós- pandemia.