GRADE PEN E BLOOM: PROPOSTA DE MONITORAMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE LEITURA PÓS-PANDEMIA MARTINS, NOADIA GOMES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97355 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3598 "inscrito_id" => 3570 "titulo" => "GRADE PEN E BLOOM: PROPOSTA DE MONITORAMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE LEITURA PÓS-PANDEMIA MARTINS, NOADIA GOMES" "resumo" => "O estudo aqui proposto tem o intuito de apresentar metodologia de trabalho na diagnose, monitoramento e aperfeiçoamento de leitura mínima dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental. Para a análise e condensação de dados foi escolhida uma turma de sexto ano vespertina da cidade de Gurupi, Tocantins. Na Unidade Escolar nomeada Centro Educacional Fé e Alegria Paroquial Bernardo Sayão, para detectar o grau de habilidades mínimas desenvolvidas por alunos de sextos anos, demonstrar avanço na fluência com uso de simulados personalizados. Foi aplicada a Taxonomia de Bloom atrelada aos Estudos das Habilidades e Competências da PCN e BNCC. A plataforma online Grade Pen foi instrumento gerador dos simulados e foi também usado para as correções por QR Code, o que facilitou a logística e o retorno dos resultados aos alunos com maior rapidez. Depois da delimitação do tópico "decodificar" da taxonomia e os gêneros textual que seriam utilizados, e elaborar uma prova-matriz e seu lançamento na Plataforma Grade Pen foi gerado provas individuais com possibilidade de correções automáticas e seus resultados foram analisados parando a prova diagnóstica e outra sessão com os mesmos descritores 40 dias depois, fez -se uma análise ao final. A pesquisa quanto a sua natureza é básica, quanto à forma de abordagem do problema é qualitativa e quanto aos fins da pesquisa é descritiva. Os resultados foram analisados para determinar os parâmetros de leitura mínima, levando em consideração o nível mínimo de leitura referente ao Descritor - D1: que tem como definição: Localizar informações explícitas em um texto. Palavras chaves: Leitura. Taxonomia de Bloom. Grade Pen. Educação pós- pandemia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID3570_TB3598_04072023232708.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NOADIA G. MARTINS" "autor_nome_curto" => "NOADIA MARTINS" "autor_email" => "noadia@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SUL DA AMÉRICA (SULDAMÉRICA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97355 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3598 "inscrito_id" => 3570 "titulo" => "GRADE PEN E BLOOM: PROPOSTA DE MONITORAMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE LEITURA PÓS-PANDEMIA MARTINS, NOADIA GOMES" "resumo" => "O estudo aqui proposto tem o intuito de apresentar metodologia de trabalho na diagnose, monitoramento e aperfeiçoamento de leitura mínima dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental. Para a análise e condensação de dados foi escolhida uma turma de sexto ano vespertina da cidade de Gurupi, Tocantins. Na Unidade Escolar nomeada Centro Educacional Fé e Alegria Paroquial Bernardo Sayão, para detectar o grau de habilidades mínimas desenvolvidas por alunos de sextos anos, demonstrar avanço na fluência com uso de simulados personalizados. Foi aplicada a Taxonomia de Bloom atrelada aos Estudos das Habilidades e Competências da PCN e BNCC. A plataforma online Grade Pen foi instrumento gerador dos simulados e foi também usado para as correções por QR Code, o que facilitou a logística e o retorno dos resultados aos alunos com maior rapidez. Depois da delimitação do tópico "decodificar" da taxonomia e os gêneros textual que seriam utilizados, e elaborar uma prova-matriz e seu lançamento na Plataforma Grade Pen foi gerado provas individuais com possibilidade de correções automáticas e seus resultados foram analisados parando a prova diagnóstica e outra sessão com os mesmos descritores 40 dias depois, fez -se uma análise ao final. A pesquisa quanto a sua natureza é básica, quanto à forma de abordagem do problema é qualitativa e quanto aos fins da pesquisa é descritiva. Os resultados foram analisados para determinar os parâmetros de leitura mínima, levando em consideração o nível mínimo de leitura referente ao Descritor - D1: que tem como definição: Localizar informações explícitas em um texto. Palavras chaves: Leitura. Taxonomia de Bloom. Grade Pen. Educação pós- pandemia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID3570_TB3598_04072023232708.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NOADIA G. MARTINS" "autor_nome_curto" => "NOADIA MARTINS" "autor_email" => "noadia@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SUL DA AMÉRICA (SULDAMÉRICA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }