Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (APB) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: LIMITES E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98215
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4723
    "inscrito_id" => 10490
    "titulo" => "A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (APB) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: LIMITES E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Este trabalho de pesquisa discute os resultados da aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no contexto da realidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo principal é identificar os limites e as possibilidades da ABP nas aulas de Ciência da EJA. Esta pesquisa teve como participantes os alunos da turma de 7º/8º A, do ensino noturno da EJA, no Município de Jequié-BA. Para a coleta de dados, utilizamos relatórios individuais, gravações de aulas, entrevistas semiestruturadas e questionários. Para a análise desses resultados, empregamos a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontaram que a ABP, quando aplicada na EJA, permite promover uma maior discussão dos temas trabalhados em sala de aula. Entretanto, notou-se que a capacidade de leitura, escrita, a frequência em sala de aula dos alunos e o tempo destinado para as aulas de ciência foram e podem ser fatores limitantes para a aplicação dessa metodologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10490_TB4723_21112023155058.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA NERY RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "RENATA NERY RIB"
    "autor_email" => "pra.renatanery@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98215
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4723
    "inscrito_id" => 10490
    "titulo" => "A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (APB) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: LIMITES E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Este trabalho de pesquisa discute os resultados da aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no contexto da realidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo principal é identificar os limites e as possibilidades da ABP nas aulas de Ciência da EJA. Esta pesquisa teve como participantes os alunos da turma de 7º/8º A, do ensino noturno da EJA, no Município de Jequié-BA. Para a coleta de dados, utilizamos relatórios individuais, gravações de aulas, entrevistas semiestruturadas e questionários. Para a análise desses resultados, empregamos a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontaram que a ABP, quando aplicada na EJA, permite promover uma maior discussão dos temas trabalhados em sala de aula. Entretanto, notou-se que a capacidade de leitura, escrita, a frequência em sala de aula dos alunos e o tempo destinado para as aulas de ciência foram e podem ser fatores limitantes para a aplicação dessa metodologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10490_TB4723_21112023155058.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA NERY RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "RENATA NERY RIB"
    "autor_email" => "pra.renatanery@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho de pesquisa discute os resultados da aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no contexto da realidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo principal é identificar os limites e as possibilidades da ABP nas aulas de Ciência da EJA. Esta pesquisa teve como participantes os alunos da turma de 7º/8º A, do ensino noturno da EJA, no Município de Jequié-BA. Para a coleta de dados, utilizamos relatórios individuais, gravações de aulas, entrevistas semiestruturadas e questionários. Para a análise desses resultados, empregamos a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontaram que a ABP, quando aplicada na EJA, permite promover uma maior discussão dos temas trabalhados em sala de aula. Entretanto, notou-se que a capacidade de leitura, escrita, a frequência em sala de aula dos alunos e o tempo destinado para as aulas de ciência foram e podem ser fatores limitantes para a aplicação dessa metodologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.