A presente pesquisa foi desenvolvida a partir de estudos do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e está vinculada ao grupo de pesquisa ELOS. Objetivou-se compreender como se pode entender a Educação Comparada a partir de perspectivas de estudos sobre Políticas Públicas Educacionais para Formação de Professores. Como metodologia o estado do conhecimento, a partir de Morosini (2014; 2015), por meio de levantamento das produções publicadas entre os anos de 2018 e 2022 em: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); Scientific Eletronic Library Online (Scielo); Revista Latinoamericana de Educación Comparada; Revista Brasileira de Educação Comparada (RBEC) e Revista Española de Educación Comparada. As buscas foram realizadas a partir da combinação de quatro descritores, elencados por meio do Thesaurus - Unesco: Políticas de Formação de Professores; Políticas curriculares; Currículo de formação docente de professores; Investigação comparativa na Educação. A escolha das revistas citadas considerou a caracterização da pesquisa de doutoramento, por se tratar de um estudo comparado que envolve Brasil e Espanha, optou-se por utilizar as revistas de Educação Comparada de ambos países. Entende-se a Educação Comparada como uma perspectiva metodológica que possibilita criar conhecimento, compreender causas e consequências de processos educativos; registrar, explicar e compreender sistemas e/ou intervenções educativas. Essas possibilidades podem influenciar em decisões em níveis governamentais, em metas em relação a outros países, avaliar seus resultados em perspectivas diferentes, relativizar soluções, compreender as razões de êxitos e fracassos de políticas, reformar, bem como inspirar e implementar modelos entre nações - considerando critérios políticos, culturais, históricos. Para isso, se faz necessário significativo cuidado em relação à abordagem de fatores e características específicas dos objetos a serem comparados - perspectivas políticas, históricas, culturais, econômicas - considerando o que permite que sejam devida e justamente comparados.