Sabe-se que a educação formal ainda é exercida, prioritariamente, com estratégias pedagógicas tradicionais, considerando o aluno um sujeito passivo no processo de aprendizagem. Contudo, é evidente que a abordagem de conteúdos a partir de atividades práticas gera resultados positivos, pois permite que seja observado na prática aquilo que é exposto na teoria. O objetivo deste trabalho é descrever um relato de experiência vivido no âmbito de sala de aula na disciplina de Biologia a partir de abordagem de aulas teóricas e práticas. Deste modo, serão observados os resultados e desafios ao aplicar atividades práticas, trazendo assim uma reflexão acerca da importância deste tipo de abordagem. Esse relato de experiência foi vivenciado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Realizou-se este trabalho em uma escola de Ensino Médio Profissionalizante do município de Iguatu, Ceará. Os procedimentos metodológicos basearam-se na observação da participação dos estudantes em aulas teóricas e práticas da disciplina de Biologia, verificando-se a interação dos alunos sobre o conteúdo abordado e resolução de atividades propostas. Além disso, o diálogo com os estudantes de Ensino Médio será considerado para considerar suas percepções sobre a utilização de atividades práticas. Observa-se, então, que a realização de atividades práticas, apesar dos desafios enfrentados, estimula a participação e a interação dos alunos. Considera-se a partir das observações que o ambiente de aprendizagem se torna favorável e que os alunos conseguem relacionar melhor o que foi exposto em aulas teóricas, contribuindo para uma aprendizagem significativa dos conteúdos. Conclui-se que o desenvolvimento de metodologias práticas pode ser configurado como uma ferramenta exitosa para o Ensino de Biologia e que a associação concreta teórico/prática são mais proveitosas, trazendo excelentes resultados ao aprendizado dos estudantes. Além disso, a experiência docente ganha elementos enriquecedores.