Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECLIBRAS : UTILIZAÇÃO DE REALIDADE AUMENTADA NA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98379
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4943
    "inscrito_id" => 14532
    "titulo" => "TECLIBRAS : UTILIZAÇÃO DE REALIDADE AUMENTADA NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho de ensino foca apresentar a utilização de Realidade Aumentada (RA) como ferramenta auxiliadora no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Fundamentos de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) no ensino superior do IFTO – Campus Araguatins (Instituto Federal do Tocantins), bem como incentivar o uso de tecnologias na educação. Além de trabalhar a inclusão do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais dentro e fora da instituição e viabilizar o acesso à novas tecnologias, almeja-se também cunhar resultados qualitativos, por meio de observações e execução de atividades orientadas, a fim de se obter e acompanhar o desenvolvimento do uso dessa ferramenta pelos acadêmicos no decorrer da disciplina. Entretanto, durante a elaboração de materiais para a execução do projeto houve alguns problemas com a primeira criação de conteúdos devido ao programa usado, com isso levando mais tempo do que o planejado, contudo foi possível encontrar uma plataforma que se adequava perfeitamente aos objetivos do projeto, foram criadas apostilas sobre alfabetos, números e cumprimentos em RA e estas foram disponibilizadas aos estudantes e à professora da disciplina para que pudessem fazer uso delas. A partir de entrevista com os estudantes, foi possível constatar que muitos deles conheciam e apreciavam a RA, mas não a utilizavam devido à faixa etária e ocupações profissionais porem também consideraram uma ferramenta de grande ajuda durante no processo de ensino, podendo considerar a RA um método auxiliador no ensino-aprendizado. Dessa forma, podemos considerar o uso RA e novas metodologias no ensino-aprendizagem, que sejam inclusivas e que atendam às necessidades dos educandos para que possam acessar materiais da disciplina em qualquer lugar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID14532_TB4943_04102023025713.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLY LUANA DE SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KELLY LUANA"
    "autor_email" => "kellyluanasousasilva@gmai"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98379
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4943
    "inscrito_id" => 14532
    "titulo" => "TECLIBRAS : UTILIZAÇÃO DE REALIDADE AUMENTADA NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho de ensino foca apresentar a utilização de Realidade Aumentada (RA) como ferramenta auxiliadora no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Fundamentos de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) no ensino superior do IFTO – Campus Araguatins (Instituto Federal do Tocantins), bem como incentivar o uso de tecnologias na educação. Além de trabalhar a inclusão do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais dentro e fora da instituição e viabilizar o acesso à novas tecnologias, almeja-se também cunhar resultados qualitativos, por meio de observações e execução de atividades orientadas, a fim de se obter e acompanhar o desenvolvimento do uso dessa ferramenta pelos acadêmicos no decorrer da disciplina. Entretanto, durante a elaboração de materiais para a execução do projeto houve alguns problemas com a primeira criação de conteúdos devido ao programa usado, com isso levando mais tempo do que o planejado, contudo foi possível encontrar uma plataforma que se adequava perfeitamente aos objetivos do projeto, foram criadas apostilas sobre alfabetos, números e cumprimentos em RA e estas foram disponibilizadas aos estudantes e à professora da disciplina para que pudessem fazer uso delas. A partir de entrevista com os estudantes, foi possível constatar que muitos deles conheciam e apreciavam a RA, mas não a utilizavam devido à faixa etária e ocupações profissionais porem também consideraram uma ferramenta de grande ajuda durante no processo de ensino, podendo considerar a RA um método auxiliador no ensino-aprendizado. Dessa forma, podemos considerar o uso RA e novas metodologias no ensino-aprendizagem, que sejam inclusivas e que atendam às necessidades dos educandos para que possam acessar materiais da disciplina em qualquer lugar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID14532_TB4943_04102023025713.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLY LUANA DE SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KELLY LUANA"
    "autor_email" => "kellyluanasousasilva@gmai"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho de ensino foca apresentar a utilização de Realidade Aumentada (RA) como ferramenta auxiliadora no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Fundamentos de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) no ensino superior do IFTO – Campus Araguatins (Instituto Federal do Tocantins), bem como incentivar o uso de tecnologias na educação. Além de trabalhar a inclusão do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais dentro e fora da instituição e viabilizar o acesso à novas tecnologias, almeja-se também cunhar resultados qualitativos, por meio de observações e execução de atividades orientadas, a fim de se obter e acompanhar o desenvolvimento do uso dessa ferramenta pelos acadêmicos no decorrer da disciplina. Entretanto, durante a elaboração de materiais para a execução do projeto houve alguns problemas com a primeira criação de conteúdos devido ao programa usado, com isso levando mais tempo do que o planejado, contudo foi possível encontrar uma plataforma que se adequava perfeitamente aos objetivos do projeto, foram criadas apostilas sobre alfabetos, números e cumprimentos em RA e estas foram disponibilizadas aos estudantes e à professora da disciplina para que pudessem fazer uso delas. A partir de entrevista com os estudantes, foi possível constatar que muitos deles conheciam e apreciavam a RA, mas não a utilizavam devido à faixa etária e ocupações profissionais porem também consideraram uma ferramenta de grande ajuda durante no processo de ensino, podendo considerar a RA um método auxiliador no ensino-aprendizado. Dessa forma, podemos considerar o uso RA e novas metodologias no ensino-aprendizagem, que sejam inclusivas e que atendam às necessidades dos educandos para que possam acessar materiais da disciplina em qualquer lugar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.