O Programa de Residência Pedagógica (PRP), apesar de em seu princípio ter se inspirado na Residência Médica, tem como objetivos estimular a prática e a reflexão docente dos graduandos, além de colocá-los em contato com o campo das escolas públicas, relações de trabalho e profissionais experientes; desta forma, também propondo a valorização de saberes de professores que já estão inseridos no mercado de trabalho. Metodologicamente, as observações e atividades desenvolvidas pelo PRP, são elucidadas através desse trabalho, de forma descritiva e qualitativa; propondo-se a relatar e analisar as vivências ocorridas, durante o primeiro módulo desse programa, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira, localizada no sertão da Paraíba. Além disso, discute-se também as possibilidades de atualizações pedagógicas no campo de ensino. Percebeu-se que apesar dos propósitos do PRP, nem sempre a vivência na escola campo torna-se proveitosa ou didática, podendo ser exaustiva e desestimulante, podendo desencadear um processo de formação docente adverso; entretanto, ainda passível de reflexão e mediação. Infere-se, finalmente, a urgência no aperfeiçoamento das atribuições dos atores do programa, no acompanhamento das atividades da escola campo, assim como na necessidade na concepção de objetivos que busquem maior integração entre os subprojetos das Instituições de Ensino Superior e as escolas de ensino básico, no investimento na melhoria das condições de trabalho dos professores, assim como, no desenvolvimento de uma política pública que objetifique a saúde mental desses professores.