O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO VERSUS ENTIDADES DE CARÁCTER POLÍTICO-ACADÊMICO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97345 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3584 "inscrito_id" => 8639 "titulo" => "O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO VERSUS ENTIDADES DE CARÁCTER POLÍTICO-ACADÊMICO" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar a Resolução CNE/CP nº 2 de 20 de dezembro de 2019 que estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica e instituiu a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), a fim de revelar as implicações nas políticas de formação docente no Brasil e, paralelo a isso, o movimento de resistência quanto a essa política. O período de abrangência do estudo se deu de dezembro de 2019 até abril de 2023. Afirma-se, por meio de análise documental e de cartas abertas das entidades de caráter político-acadêmico, que a Resolução CNE/CP nº 2/2019 propõe o loteamento do curso de Pedagogia em duas modalidades de curso: uma licenciatura destinada à formação de professores para atuação na Educação Infantil e outra para atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, implicando na identidade profissional de egressos do curso, pois a Resolução submete os/as professores/as à condição de replicadores de um currículo engessado, os mantêm reféns de avaliações externas descontextualizadas das salas de aula e retira-lhes a autonomia necessária para acompanhar o desenvolvimento escolar dos estudantes. Conclui-se, que mesmo com os encaminhamentos sinalizados pelo Conselho Nacional de Educação, surge uma Frente Nacional pela Revogação da Resolução CNE/CP nº 2/2019, graças a recusa das IES em implantar o loteamento do curso de Pedagogia, alinhada a essa resistência das entidades de caráter político-acadêmico, o CNE vem estendendo o prazo para a implementação da resolução. O movimento resiste ao retrocesso na política de formação de professores e defende uma educação voltada para o desenvolvimento pleno das capacidades humanas com sentido humanista e emancipatório." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8639_TB3584_04102023233515.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DE LIMA E SOUSA" "autor_nome_curto" => "Ana Paula" "autor_email" => "anaplimasousa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97345 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3584 "inscrito_id" => 8639 "titulo" => "O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO VERSUS ENTIDADES DE CARÁCTER POLÍTICO-ACADÊMICO" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar a Resolução CNE/CP nº 2 de 20 de dezembro de 2019 que estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica e instituiu a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), a fim de revelar as implicações nas políticas de formação docente no Brasil e, paralelo a isso, o movimento de resistência quanto a essa política. O período de abrangência do estudo se deu de dezembro de 2019 até abril de 2023. Afirma-se, por meio de análise documental e de cartas abertas das entidades de caráter político-acadêmico, que a Resolução CNE/CP nº 2/2019 propõe o loteamento do curso de Pedagogia em duas modalidades de curso: uma licenciatura destinada à formação de professores para atuação na Educação Infantil e outra para atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, implicando na identidade profissional de egressos do curso, pois a Resolução submete os/as professores/as à condição de replicadores de um currículo engessado, os mantêm reféns de avaliações externas descontextualizadas das salas de aula e retira-lhes a autonomia necessária para acompanhar o desenvolvimento escolar dos estudantes. Conclui-se, que mesmo com os encaminhamentos sinalizados pelo Conselho Nacional de Educação, surge uma Frente Nacional pela Revogação da Resolução CNE/CP nº 2/2019, graças a recusa das IES em implantar o loteamento do curso de Pedagogia, alinhada a essa resistência das entidades de caráter político-acadêmico, o CNE vem estendendo o prazo para a implementação da resolução. O movimento resiste ao retrocesso na política de formação de professores e defende uma educação voltada para o desenvolvimento pleno das capacidades humanas com sentido humanista e emancipatório." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8639_TB3584_04102023233515.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DE LIMA E SOUSA" "autor_nome_curto" => "Ana Paula" "autor_email" => "anaplimasousa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }