Este estudo investiga a interdisciplinaridade como estratégia pedagógica no ensino pré-vestibular. Desse modo, aplicamos uma aula com abordagem integrada das disciplinas de Sociologia, História e Matemática, tendo como tema "De grão em grão: explorando a história, a economia e a sociedade no Brasil do final do século XIX". A aula ocorreu em 07/06/2022 e contou com a participação de estudantes do núcleo pré-vestibular UECEVEST. Assim, o objetivo consistiu em investigar de que maneira a interdisciplinaridade pode aprimorar a compreensão aprofundada dos conteúdos e o processo de aprendizagem dos alunos, proporcionando-lhes uma nova perspectiva acerca da sociedade, por meio da conexão entre as três disciplinas abordadas. Portanto, buscou-se transpor as limitações do ensino mecanizado recorrente nos estudos pré-vestibular, estimulando uma visão abrangente e integrada das áreas humanas e exatas. Para analisar os resultados alcançados, optou-se por empregar um instrumento de coleta de dados por meio do Google Forms, com questionamentos acerca das disciplinas, do processo de aprendizagem e da experiência vivenciada durante a aula. Essa abordagem metodológica visa fornecer subsídios para avaliar o impacto da estratégia interdisciplinar no desenvolvimento dos estudantes, bem como na superação da percepção de distanciamento entre as áreas humanas e exatas, por meio da contextualização conjunta. Nossa proposta pedagógica baseou-se na concepção vygotskyana de aprendizagem como um processo social e culturalmente mediado, assim como nas ideias de Paulo Freire, que defende uma educação libertadora, crítica e conscientizadora. Nossa abordagem foi pautada no diálogo, na problematização e na contextualização dos conteúdos, tendo em vista que, através da interação entre as disciplinas, buscamos despertar nos alunos a reflexão sobre a realidade social, econômica e histórica do Brasil do final do século XIX, promovendo uma postura crítica diante dos fatos e incentivando a participação ativa na construção do conhecimento.