Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DE GRÃO EM GRÃO: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO FACILITADOR DO ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98666
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5297
    "inscrito_id" => 20468
    "titulo" => "DE GRÃO EM GRÃO: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO FACILITADOR DO ENSINO"
    "resumo" => "Este estudo investiga a interdisciplinaridade como estratégia pedagógica no ensino pré-vestibular. Desse modo, aplicamos uma aula com abordagem integrada das disciplinas de Sociologia, História e Matemática, tendo como tema "De grão em grão: explorando a história, a economia e a sociedade no Brasil do final do século XIX". A aula ocorreu em 07/06/2022 e contou com a participação de estudantes do núcleo pré-vestibular UECEVEST. Assim, o objetivo consistiu em investigar de que maneira a interdisciplinaridade pode aprimorar a compreensão aprofundada dos conteúdos e o processo de aprendizagem dos alunos, proporcionando-lhes uma nova perspectiva acerca da sociedade, por meio da conexão entre as três disciplinas abordadas. Portanto, buscou-se transpor as limitações do ensino mecanizado recorrente nos estudos pré-vestibular, estimulando uma visão abrangente e integrada das áreas humanas e exatas. Para analisar os resultados alcançados, optou-se por empregar um instrumento de coleta de dados por meio do Google Forms, com questionamentos acerca das disciplinas, do processo de aprendizagem e da experiência vivenciada durante a aula. Essa abordagem metodológica visa fornecer subsídios para avaliar o impacto da estratégia interdisciplinar no desenvolvimento dos estudantes, bem como na superação da percepção de distanciamento entre as áreas humanas e exatas, por meio da contextualização conjunta. Nossa proposta pedagógica baseou-se na concepção vygotskyana de aprendizagem como um processo social e culturalmente mediado, assim como nas ideias de Paulo Freire, que defende uma educação libertadora, crítica e conscientizadora. Nossa abordagem foi pautada no diálogo, na problematização e na contextualização dos conteúdos, tendo em vista que, através da interação entre as disciplinas, buscamos despertar nos alunos a reflexão sobre a realidade social, econômica e histórica do Brasil do final do século XIX, promovendo uma postura crítica diante dos fatos e incentivando a participação ativa na construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20468_TB5297_19062023233106.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZA MARIA DUTRA FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "LUIZA"
    "autor_email" => "profluizahistoria@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98666
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5297
    "inscrito_id" => 20468
    "titulo" => "DE GRÃO EM GRÃO: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO FACILITADOR DO ENSINO"
    "resumo" => "Este estudo investiga a interdisciplinaridade como estratégia pedagógica no ensino pré-vestibular. Desse modo, aplicamos uma aula com abordagem integrada das disciplinas de Sociologia, História e Matemática, tendo como tema "De grão em grão: explorando a história, a economia e a sociedade no Brasil do final do século XIX". A aula ocorreu em 07/06/2022 e contou com a participação de estudantes do núcleo pré-vestibular UECEVEST. Assim, o objetivo consistiu em investigar de que maneira a interdisciplinaridade pode aprimorar a compreensão aprofundada dos conteúdos e o processo de aprendizagem dos alunos, proporcionando-lhes uma nova perspectiva acerca da sociedade, por meio da conexão entre as três disciplinas abordadas. Portanto, buscou-se transpor as limitações do ensino mecanizado recorrente nos estudos pré-vestibular, estimulando uma visão abrangente e integrada das áreas humanas e exatas. Para analisar os resultados alcançados, optou-se por empregar um instrumento de coleta de dados por meio do Google Forms, com questionamentos acerca das disciplinas, do processo de aprendizagem e da experiência vivenciada durante a aula. Essa abordagem metodológica visa fornecer subsídios para avaliar o impacto da estratégia interdisciplinar no desenvolvimento dos estudantes, bem como na superação da percepção de distanciamento entre as áreas humanas e exatas, por meio da contextualização conjunta. Nossa proposta pedagógica baseou-se na concepção vygotskyana de aprendizagem como um processo social e culturalmente mediado, assim como nas ideias de Paulo Freire, que defende uma educação libertadora, crítica e conscientizadora. Nossa abordagem foi pautada no diálogo, na problematização e na contextualização dos conteúdos, tendo em vista que, através da interação entre as disciplinas, buscamos despertar nos alunos a reflexão sobre a realidade social, econômica e histórica do Brasil do final do século XIX, promovendo uma postura crítica diante dos fatos e incentivando a participação ativa na construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20468_TB5297_19062023233106.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZA MARIA DUTRA FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "LUIZA"
    "autor_email" => "profluizahistoria@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este estudo investiga a interdisciplinaridade como estratégia pedagógica no ensino pré-vestibular. Desse modo, aplicamos uma aula com abordagem integrada das disciplinas de Sociologia, História e Matemática, tendo como tema "De grão em grão: explorando a história, a economia e a sociedade no Brasil do final do século XIX". A aula ocorreu em 07/06/2022 e contou com a participação de estudantes do núcleo pré-vestibular UECEVEST. Assim, o objetivo consistiu em investigar de que maneira a interdisciplinaridade pode aprimorar a compreensão aprofundada dos conteúdos e o processo de aprendizagem dos alunos, proporcionando-lhes uma nova perspectiva acerca da sociedade, por meio da conexão entre as três disciplinas abordadas. Portanto, buscou-se transpor as limitações do ensino mecanizado recorrente nos estudos pré-vestibular, estimulando uma visão abrangente e integrada das áreas humanas e exatas. Para analisar os resultados alcançados, optou-se por empregar um instrumento de coleta de dados por meio do Google Forms, com questionamentos acerca das disciplinas, do processo de aprendizagem e da experiência vivenciada durante a aula. Essa abordagem metodológica visa fornecer subsídios para avaliar o impacto da estratégia interdisciplinar no desenvolvimento dos estudantes, bem como na superação da percepção de distanciamento entre as áreas humanas e exatas, por meio da contextualização conjunta. Nossa proposta pedagógica baseou-se na concepção vygotskyana de aprendizagem como um processo social e culturalmente mediado, assim como nas ideias de Paulo Freire, que defende uma educação libertadora, crítica e conscientizadora. Nossa abordagem foi pautada no diálogo, na problematização e na contextualização dos conteúdos, tendo em vista que, através da interação entre as disciplinas, buscamos despertar nos alunos a reflexão sobre a realidade social, econômica e histórica do Brasil do final do século XIX, promovendo uma postura crítica diante dos fatos e incentivando a participação ativa na construção do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.