DE GRÃO EM GRÃO: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO FACILITADOR DO ENSINO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98666 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5297 "inscrito_id" => 20468 "titulo" => "DE GRÃO EM GRÃO: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO FACILITADOR DO ENSINO" "resumo" => "Este estudo investiga a interdisciplinaridade como estratégia pedagógica no ensino pré-vestibular. Desse modo, aplicamos uma aula com abordagem integrada das disciplinas de Sociologia, História e Matemática, tendo como tema "De grão em grão: explorando a história, a economia e a sociedade no Brasil do final do século XIX". A aula ocorreu em 07/06/2022 e contou com a participação de estudantes do núcleo pré-vestibular UECEVEST. Assim, o objetivo consistiu em investigar de que maneira a interdisciplinaridade pode aprimorar a compreensão aprofundada dos conteúdos e o processo de aprendizagem dos alunos, proporcionando-lhes uma nova perspectiva acerca da sociedade, por meio da conexão entre as três disciplinas abordadas. Portanto, buscou-se transpor as limitações do ensino mecanizado recorrente nos estudos pré-vestibular, estimulando uma visão abrangente e integrada das áreas humanas e exatas. Para analisar os resultados alcançados, optou-se por empregar um instrumento de coleta de dados por meio do Google Forms, com questionamentos acerca das disciplinas, do processo de aprendizagem e da experiência vivenciada durante a aula. Essa abordagem metodológica visa fornecer subsídios para avaliar o impacto da estratégia interdisciplinar no desenvolvimento dos estudantes, bem como na superação da percepção de distanciamento entre as áreas humanas e exatas, por meio da contextualização conjunta. Nossa proposta pedagógica baseou-se na concepção vygotskyana de aprendizagem como um processo social e culturalmente mediado, assim como nas ideias de Paulo Freire, que defende uma educação libertadora, crítica e conscientizadora. Nossa abordagem foi pautada no diálogo, na problematização e na contextualização dos conteúdos, tendo em vista que, através da interação entre as disciplinas, buscamos despertar nos alunos a reflexão sobre a realidade social, econômica e histórica do Brasil do final do século XIX, promovendo uma postura crítica diante dos fatos e incentivando a participação ativa na construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20468_TB5297_19062023233106.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZA MARIA DUTRA FARIAS" "autor_nome_curto" => "LUIZA" "autor_email" => "profluizahistoria@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98666 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5297 "inscrito_id" => 20468 "titulo" => "DE GRÃO EM GRÃO: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO FACILITADOR DO ENSINO" "resumo" => "Este estudo investiga a interdisciplinaridade como estratégia pedagógica no ensino pré-vestibular. Desse modo, aplicamos uma aula com abordagem integrada das disciplinas de Sociologia, História e Matemática, tendo como tema "De grão em grão: explorando a história, a economia e a sociedade no Brasil do final do século XIX". A aula ocorreu em 07/06/2022 e contou com a participação de estudantes do núcleo pré-vestibular UECEVEST. Assim, o objetivo consistiu em investigar de que maneira a interdisciplinaridade pode aprimorar a compreensão aprofundada dos conteúdos e o processo de aprendizagem dos alunos, proporcionando-lhes uma nova perspectiva acerca da sociedade, por meio da conexão entre as três disciplinas abordadas. Portanto, buscou-se transpor as limitações do ensino mecanizado recorrente nos estudos pré-vestibular, estimulando uma visão abrangente e integrada das áreas humanas e exatas. Para analisar os resultados alcançados, optou-se por empregar um instrumento de coleta de dados por meio do Google Forms, com questionamentos acerca das disciplinas, do processo de aprendizagem e da experiência vivenciada durante a aula. Essa abordagem metodológica visa fornecer subsídios para avaliar o impacto da estratégia interdisciplinar no desenvolvimento dos estudantes, bem como na superação da percepção de distanciamento entre as áreas humanas e exatas, por meio da contextualização conjunta. Nossa proposta pedagógica baseou-se na concepção vygotskyana de aprendizagem como um processo social e culturalmente mediado, assim como nas ideias de Paulo Freire, que defende uma educação libertadora, crítica e conscientizadora. Nossa abordagem foi pautada no diálogo, na problematização e na contextualização dos conteúdos, tendo em vista que, através da interação entre as disciplinas, buscamos despertar nos alunos a reflexão sobre a realidade social, econômica e histórica do Brasil do final do século XIX, promovendo uma postura crítica diante dos fatos e incentivando a participação ativa na construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20468_TB5297_19062023233106.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZA MARIA DUTRA FARIAS" "autor_nome_curto" => "LUIZA" "autor_email" => "profluizahistoria@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }