DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100398 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7594 "inscrito_id" => 20294 "titulo" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO" "resumo" => "As dificuldades de aprendizagem na alfabetização são desafios frequentes enfrentados por alunos durante o processo de aquisição da leitura e escrita. Essas dificuldades podem ter um impacto significativo no desenvolvimento acadêmico e emocional das crianças, tornando essencial a identificação precoce e a implementação de estratégias de intervenção eficazes. Assim, teve-se como objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem na alfabetização e investigar estratégias de intervenção que possam auxiliar alunos com essas dificuldades a superarem os obstáculos encontrados no processo de aquisição da leitura e escrita. Para isso, teve-se como metodologia uma revisão sistemática da literatura, utilizando bases de dados como, periódicos CAPES e Web of Science. Foram selecionados estudos que abordaram as dificuldades de aprendizagem na alfabetização e as estratégias de intervenção utilizadas para auxiliar os alunos. Critérios de inclusão foram aplicados para garantir a relevância e a qualidade dos estudos selecionados. Tendo-se como resultados que as dificuldades de aprendizagem na alfabetização podem estar relacionadas a uma variedade de fatores, incluindo dificuldades específicas de processamento fonológico, problemas de atenção e memória, dislexia e dificuldades de compreensão. Diversas estratégias de intervenção foram identificadas, como a utilização de atividades lúdicas, a prática de exercícios de consciência fonológica, o uso de materiais multisensoriais, a adaptação do currículo e a intervenção individualizada. Além disso, identificação precoce das dificuldades de aprendizagem na alfabetização é fundamental para o sucesso das intervenções. Estratégias de intervenção baseadas em evidências, adaptadas às necessidades individuais dos alunos, podem proporcionar um apoio efetivo e ajudar a superar as dificuldades encontradas no processo de alfabetização. Além disso, é importante promover a parceria entre pais, professores e profissionais da saúde, para garantir uma abordagem multidisciplinar e integrada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20294_TB7594_20072023155059.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO DA COSTA AMIL" "autor_nome_curto" => "RODRIGO AMIL" "autor_email" => "rodrigomed.amil@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100398 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7594 "inscrito_id" => 20294 "titulo" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO" "resumo" => "As dificuldades de aprendizagem na alfabetização são desafios frequentes enfrentados por alunos durante o processo de aquisição da leitura e escrita. Essas dificuldades podem ter um impacto significativo no desenvolvimento acadêmico e emocional das crianças, tornando essencial a identificação precoce e a implementação de estratégias de intervenção eficazes. Assim, teve-se como objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem na alfabetização e investigar estratégias de intervenção que possam auxiliar alunos com essas dificuldades a superarem os obstáculos encontrados no processo de aquisição da leitura e escrita. Para isso, teve-se como metodologia uma revisão sistemática da literatura, utilizando bases de dados como, periódicos CAPES e Web of Science. Foram selecionados estudos que abordaram as dificuldades de aprendizagem na alfabetização e as estratégias de intervenção utilizadas para auxiliar os alunos. Critérios de inclusão foram aplicados para garantir a relevância e a qualidade dos estudos selecionados. Tendo-se como resultados que as dificuldades de aprendizagem na alfabetização podem estar relacionadas a uma variedade de fatores, incluindo dificuldades específicas de processamento fonológico, problemas de atenção e memória, dislexia e dificuldades de compreensão. Diversas estratégias de intervenção foram identificadas, como a utilização de atividades lúdicas, a prática de exercícios de consciência fonológica, o uso de materiais multisensoriais, a adaptação do currículo e a intervenção individualizada. Além disso, identificação precoce das dificuldades de aprendizagem na alfabetização é fundamental para o sucesso das intervenções. Estratégias de intervenção baseadas em evidências, adaptadas às necessidades individuais dos alunos, podem proporcionar um apoio efetivo e ajudar a superar as dificuldades encontradas no processo de alfabetização. Além disso, é importante promover a parceria entre pais, professores e profissionais da saúde, para garantir uma abordagem multidisciplinar e integrada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20294_TB7594_20072023155059.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO DA COSTA AMIL" "autor_nome_curto" => "RODRIGO AMIL" "autor_email" => "rodrigomed.amil@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }