As dificuldades de aprendizagem na alfabetização são desafios frequentes enfrentados por alunos durante o processo de aquisição da leitura e escrita. Essas dificuldades podem ter um impacto significativo no desenvolvimento acadêmico e emocional das crianças, tornando essencial a identificação precoce e a implementação de estratégias de intervenção eficazes. Assim, teve-se como objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem na alfabetização e investigar estratégias de intervenção que possam auxiliar alunos com essas dificuldades a superarem os obstáculos encontrados no processo de aquisição da leitura e escrita. Para isso, teve-se como metodologia uma revisão sistemática da literatura, utilizando bases de dados como, periódicos CAPES e Web of Science. Foram selecionados estudos que abordaram as dificuldades de aprendizagem na alfabetização e as estratégias de intervenção utilizadas para auxiliar os alunos. Critérios de inclusão foram aplicados para garantir a relevância e a qualidade dos estudos selecionados. Tendo-se como resultados que as dificuldades de aprendizagem na alfabetização podem estar relacionadas a uma variedade de fatores, incluindo dificuldades específicas de processamento fonológico, problemas de atenção e memória, dislexia e dificuldades de compreensão. Diversas estratégias de intervenção foram identificadas, como a utilização de atividades lúdicas, a prática de exercícios de consciência fonológica, o uso de materiais multisensoriais, a adaptação do currículo e a intervenção individualizada. Além disso, identificação precoce das dificuldades de aprendizagem na alfabetização é fundamental para o sucesso das intervenções. Estratégias de intervenção baseadas em evidências, adaptadas às necessidades individuais dos alunos, podem proporcionar um apoio efetivo e ajudar a superar as dificuldades encontradas no processo de alfabetização. Além disso, é importante promover a parceria entre pais, professores e profissionais da saúde, para garantir uma abordagem multidisciplinar e integrada.