Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS BENEFÍCIOS DO MATERIAL ESTRUTURADO PARA INCLUSÃO DE PESSOAS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99981
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7026
    "inscrito_id" => 19694
    "titulo" => "OS BENEFÍCIOS DO MATERIAL ESTRUTURADO PARA INCLUSÃO DE PESSOAS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)"
    "resumo" => "Este artigo faz uma análise acerca do conjunto de princípios e estratégias, do ensino estruturado na perspectiva do Programa TEACCH (Treatmentand of Autisticand Related Communication Handicapped Children), em prol da inclusão escolar das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Frente às necessidades educativas apresentadas pelos alunos com autismo, se faz necessário a adaptação e adequação curricular contemplando as demandas individuais, na qual muitas vezes os profissionais da educação encontram-se em dúvida em como realizar essas adaptações devido a falta de conhecimento para que ocorra a adequação de um ambiente mais acessível e para a estruturação de atividades com informações visuais, mais objetivas no intuito de orientar os estudantes na realização das atividades escolares. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na plataforma Google Scholar, sob uma abordagem qualitativa, dando ênfase na análise das obras publicadas a partir da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência(LBI), instituída no ano de 2015. Após um levantamento de 38 obras publicadas, foi realizada uma análise do resumo e foram selecionadas 18 obras que ressaltam a importância do material estruturado para mediação pedagógica, sua intencionalidade e sistematização. Ao decorrer da pesquisa pode ser observado que o ensino estruturado favorece o aprendizado dos estudantes com TEA, visto que estruturação de atividades com informações visuais propiciam a aquisição de conhecimento e autonomia durante a realização das atividades escolares. Portanto, essa pesquisa contribuirá para ampliar o conhecimento acerca da inclusão efetiva das pessoas com TEA possibilitando o oferecimento de aprendizagens que se adequem às necessidades específicas desses indivíduos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19694_TB7026_26112023012319.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLA FERREIRA CORDEIRO"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLA"
    "autor_email" => "daniella.cordeiro@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99981
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7026
    "inscrito_id" => 19694
    "titulo" => "OS BENEFÍCIOS DO MATERIAL ESTRUTURADO PARA INCLUSÃO DE PESSOAS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)"
    "resumo" => "Este artigo faz uma análise acerca do conjunto de princípios e estratégias, do ensino estruturado na perspectiva do Programa TEACCH (Treatmentand of Autisticand Related Communication Handicapped Children), em prol da inclusão escolar das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Frente às necessidades educativas apresentadas pelos alunos com autismo, se faz necessário a adaptação e adequação curricular contemplando as demandas individuais, na qual muitas vezes os profissionais da educação encontram-se em dúvida em como realizar essas adaptações devido a falta de conhecimento para que ocorra a adequação de um ambiente mais acessível e para a estruturação de atividades com informações visuais, mais objetivas no intuito de orientar os estudantes na realização das atividades escolares. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na plataforma Google Scholar, sob uma abordagem qualitativa, dando ênfase na análise das obras publicadas a partir da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência(LBI), instituída no ano de 2015. Após um levantamento de 38 obras publicadas, foi realizada uma análise do resumo e foram selecionadas 18 obras que ressaltam a importância do material estruturado para mediação pedagógica, sua intencionalidade e sistematização. Ao decorrer da pesquisa pode ser observado que o ensino estruturado favorece o aprendizado dos estudantes com TEA, visto que estruturação de atividades com informações visuais propiciam a aquisição de conhecimento e autonomia durante a realização das atividades escolares. Portanto, essa pesquisa contribuirá para ampliar o conhecimento acerca da inclusão efetiva das pessoas com TEA possibilitando o oferecimento de aprendizagens que se adequem às necessidades específicas desses indivíduos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19694_TB7026_26112023012319.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLA FERREIRA CORDEIRO"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLA"
    "autor_email" => "daniella.cordeiro@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo faz uma análise acerca do conjunto de princípios e estratégias, do ensino estruturado na perspectiva do Programa TEACCH (Treatmentand of Autisticand Related Communication Handicapped Children), em prol da inclusão escolar das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Frente às necessidades educativas apresentadas pelos alunos com autismo, se faz necessário a adaptação e adequação curricular contemplando as demandas individuais, na qual muitas vezes os profissionais da educação encontram-se em dúvida em como realizar essas adaptações devido a falta de conhecimento para que ocorra a adequação de um ambiente mais acessível e para a estruturação de atividades com informações visuais, mais objetivas no intuito de orientar os estudantes na realização das atividades escolares. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na plataforma Google Scholar, sob uma abordagem qualitativa, dando ênfase na análise das obras publicadas a partir da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência(LBI), instituída no ano de 2015. Após um levantamento de 38 obras publicadas, foi realizada uma análise do resumo e foram selecionadas 18 obras que ressaltam a importância do material estruturado para mediação pedagógica, sua intencionalidade e sistematização. Ao decorrer da pesquisa pode ser observado que o ensino estruturado favorece o aprendizado dos estudantes com TEA, visto que estruturação de atividades com informações visuais propiciam a aquisição de conhecimento e autonomia durante a realização das atividades escolares. Portanto, essa pesquisa contribuirá para ampliar o conhecimento acerca da inclusão efetiva das pessoas com TEA possibilitando o oferecimento de aprendizagens que se adequem às necessidades específicas desses indivíduos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.