CAMARA, Tania Maria Nunes De Lima et al.. Cachinhos de prata: realidade com poesia. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/95468>. Acesso em: 08/11/2024 02:02
O encontro da criança com o texto literário deve ocorrer desde a mais tenra idade, muito antes de sua chegada à escola. A realidade brasileira, porém, exibe um quadro social que, muitas vezes, impossibilita às famílias promover esse momento tão rico e prazeroso. Desse modo, a escola, já na Educação Infantil, acaba por constituir-se o único espaço favorável à realização de tal encontro, situação essa que, com frequência, se mantém ao longo de toda a Educação Básica. Esse mostra-se, sem dúvida, um dos problemas que o professor busca solucionar, considerando tanto as escolhas que realiza quanto o seu papel de mediador. Inestimável é, sem dúvida, a importância do texto literário no desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo acerca do que efetivamente vem a ser o estar-no-mundo, o enxergar-se e o enxergar o outro, a construção da realidade por meio da linguagem. Em todos esses aspectos, a obra do escritor contemporâneo Leo Cunha faz-se presente e torna-se referência. O presente estudo constitui-se parte de uma pesquisa em andamento intitulada Na trilha poética de Leo Cunha, que tem, como objetivo geral, manter/resgatar o espaço da poesia, em seu sentido pleno, na sala de aula. A obra escolhida – Cachinhos de Prata – traz em si a intertextualidade como um dos recursos expressivos utilizados pelo autor, e para ela volta-se o olhar do pesquisador em relação ao texto em pauta. Entre os referenciais teóricos em que se apoia a pesquisa, citam-se, entre outros, Nelly Novaes Coelho, Rildo Cosson, Regina Michelli, Eliane Debus, Beatriz Feres, Vincent Jouve. O estudo em pauta será desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental I , em escolas públicas e particulares do Estado dom Rio de Janeiro, a partir de agosto do presente ano, razão pela qual ainda não se dispõe de resultados obtidos.