Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CACHINHOS DE PRATA: REALIDADE COM POESIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95468
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1084
    "inscrito_id" => 8678
    "titulo" => "CACHINHOS DE PRATA: REALIDADE COM POESIA"
    "resumo" => "O encontro da criança com o texto literário deve ocorrer desde a mais tenra idade, muito antes de sua chegada à escola. A realidade brasileira, porém, exibe um quadro social que, muitas vezes, impossibilita às famílias promover esse momento tão rico e prazeroso. Desse modo, a escola, já na Educação Infantil, acaba por constituir-se o único espaço favorável à realização de tal encontro, situação essa que, com frequência, se mantém ao longo de toda a Educação Básica. Esse mostra-se, sem dúvida, um dos problemas que o professor busca solucionar, considerando tanto as escolhas que realiza quanto o seu papel de mediador. Inestimável é, sem dúvida, a importância do texto literário no desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo acerca do que efetivamente vem a ser o estar-no-mundo, o enxergar-se e o enxergar o outro, a construção da realidade por meio da linguagem. Em todos esses aspectos, a obra do escritor contemporâneo Leo Cunha faz-se presente e torna-se referência. O presente estudo constitui-se parte de uma pesquisa em andamento intitulada Na trilha poética de Leo Cunha, que tem, como objetivo geral, manter/resgatar o espaço da poesia, em seu sentido pleno, na sala de aula. A obra escolhida – Cachinhos de Prata – traz em si a intertextualidade como um dos recursos expressivos utilizados pelo autor, e para ela volta-se o olhar do pesquisador em relação ao texto em pauta. Entre os referenciais teóricos em que se apoia a pesquisa, citam-se, entre outros, Nelly Novaes Coelho, Rildo Cosson, Regina Michelli, Eliane Debus, Beatriz Feres, Vincent Jouve. O estudo em pauta será desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental I , em escolas públicas e particulares do Estado dom Rio de Janeiro, a partir de agosto do presente ano, razão pela qual ainda não se dispõe de resultados obtidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8678_TB1084_11052023160848.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TANIA MARIA NUNES DE LIMA CAMARA"
    "autor_nome_curto" => "TANIA CAMARA"
    "autor_email" => "taniamnlc@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95468
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1084
    "inscrito_id" => 8678
    "titulo" => "CACHINHOS DE PRATA: REALIDADE COM POESIA"
    "resumo" => "O encontro da criança com o texto literário deve ocorrer desde a mais tenra idade, muito antes de sua chegada à escola. A realidade brasileira, porém, exibe um quadro social que, muitas vezes, impossibilita às famílias promover esse momento tão rico e prazeroso. Desse modo, a escola, já na Educação Infantil, acaba por constituir-se o único espaço favorável à realização de tal encontro, situação essa que, com frequência, se mantém ao longo de toda a Educação Básica. Esse mostra-se, sem dúvida, um dos problemas que o professor busca solucionar, considerando tanto as escolhas que realiza quanto o seu papel de mediador. Inestimável é, sem dúvida, a importância do texto literário no desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo acerca do que efetivamente vem a ser o estar-no-mundo, o enxergar-se e o enxergar o outro, a construção da realidade por meio da linguagem. Em todos esses aspectos, a obra do escritor contemporâneo Leo Cunha faz-se presente e torna-se referência. O presente estudo constitui-se parte de uma pesquisa em andamento intitulada Na trilha poética de Leo Cunha, que tem, como objetivo geral, manter/resgatar o espaço da poesia, em seu sentido pleno, na sala de aula. A obra escolhida – Cachinhos de Prata – traz em si a intertextualidade como um dos recursos expressivos utilizados pelo autor, e para ela volta-se o olhar do pesquisador em relação ao texto em pauta. Entre os referenciais teóricos em que se apoia a pesquisa, citam-se, entre outros, Nelly Novaes Coelho, Rildo Cosson, Regina Michelli, Eliane Debus, Beatriz Feres, Vincent Jouve. O estudo em pauta será desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental I , em escolas públicas e particulares do Estado dom Rio de Janeiro, a partir de agosto do presente ano, razão pela qual ainda não se dispõe de resultados obtidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8678_TB1084_11052023160848.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TANIA MARIA NUNES DE LIMA CAMARA"
    "autor_nome_curto" => "TANIA CAMARA"
    "autor_email" => "taniamnlc@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O encontro da criança com o texto literário deve ocorrer desde a mais tenra idade, muito antes de sua chegada à escola. A realidade brasileira, porém, exibe um quadro social que, muitas vezes, impossibilita às famílias promover esse momento tão rico e prazeroso. Desse modo, a escola, já na Educação Infantil, acaba por constituir-se o único espaço favorável à realização de tal encontro, situação essa que, com frequência, se mantém ao longo de toda a Educação Básica. Esse mostra-se, sem dúvida, um dos problemas que o professor busca solucionar, considerando tanto as escolhas que realiza quanto o seu papel de mediador. Inestimável é, sem dúvida, a importância do texto literário no desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo acerca do que efetivamente vem a ser o estar-no-mundo, o enxergar-se e o enxergar o outro, a construção da realidade por meio da linguagem. Em todos esses aspectos, a obra do escritor contemporâneo Leo Cunha faz-se presente e torna-se referência. O presente estudo constitui-se parte de uma pesquisa em andamento intitulada Na trilha poética de Leo Cunha, que tem, como objetivo geral, manter/resgatar o espaço da poesia, em seu sentido pleno, na sala de aula. A obra escolhida – Cachinhos de Prata – traz em si a intertextualidade como um dos recursos expressivos utilizados pelo autor, e para ela volta-se o olhar do pesquisador em relação ao texto em pauta. Entre os referenciais teóricos em que se apoia a pesquisa, citam-se, entre outros, Nelly Novaes Coelho, Rildo Cosson, Regina Michelli, Eliane Debus, Beatriz Feres, Vincent Jouve. O estudo em pauta será desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental I , em escolas públicas e particulares do Estado dom Rio de Janeiro, a partir de agosto do presente ano, razão pela qual ainda não se dispõe de resultados obtidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.