Considerando os diferentes contextos sócio-histórico-culturais do Brasil e a atuação dos seres humanos como sujeitos que vivenciam, participam, intervém e atuam sobre a realidade, o trabalho ora descrito teve como ponto de partida investigar o sentimento de esperança a partir da escuta dos adolescentes dos 8º e 9º anos das escolas de ensino fundamental (anos finais) da rede pública e privada em tempos pós pandêmicos. Além de um procedimento ético, político e pedagógico, a escuta deve ser pensada como uma atitude ontológica de reconhecimento dos adolescentes na condição de pessoas em si mesmas, em sua igualdade e em suas diferenças em relação aos adultos, conferida pela condição peculiar de desenvolvimento, uma escuta sensível que respeite as adolescências. A partir dessas afirmações, surgem algumas indagações: meninos e meninas adolescentes têm manifestado o sentimento de esperança quanto ao seu futuro? Meninos e meninas adolescentes têm manifestado problemas de sofrimento emocional? Existirá uma correspondência entre o sentimento de esperança e o sofrimento emocional autopercebidos por adolescentes? Haverá diferenças entre a manifestação desses sentimentos e as variáveis de gênero, raça e tipo de escola? Optamos pela revisão bibliográfica acerca dos descritores esperança, adolescentes e sofrimento emocional. A presente pesquisa de caráter exploratório, descritivo, e com abordagem quantitativa tem por objetivos validar um instrumento de mensuração do sentimento de esperança, constatando a prevalência do sentimento de esperança entre adolescentes, verificando se há diferenças entre gênero, raça e tipo de escola e se existe correspondência entre o sentimento de esperança e o sofrimento emocional autopercebidos por adolescentes. O instrumento de investigação será um questionário aplicado de maneira on-line contendo itens relacionados ao perfil; ao sentimento de esperança e ao sofrimento emocional. Nossa amostra, escolhida por conveniência, contará com a participação de 500 adolescentes. A pesquisa encontra-se na fase da coleta de dados.