Saber ler e escrever é fundamental para que um indivíduo tenha condições mínimas para se desenvolver. Nesse sentido, a Alfabetização e o Letramento se configuram no processo em que o indivíduo adquire habilidades cognitivas básicas, que possam contribuir para seu desenvolvimento pleno. Entretanto, ensinar apenas a ler e a escrever é insuficiente, pois o sujeito alcança apenas os níveis de alfabetização funcional, na qual as pessoas sabem ler e escrever, mas não compreendem a realidade, não são capazes de fazer uso desse conhecimento dentro de um ambiente social. A alfabetização na perspectiva do método Montessori é um processo diferente do convencional, pois nele as crianças provêm de maior autonomia para progredir em seu próprio ritmo de aprendizado, com ajuda da guia. Nesse método, a criança começa aprendendo a escrever para depois aprender a ler, de forma natural, desde que tenha um ambiente preparado, oferecendo várias opções de trabalho, assim a criança fica livre para escolher o que deseja fazer. Diante disso, o intuito deste artigo é investigar como se dá alfabetização perspectiva de Método Montessori. Já os objetivos específicos se voltam para compreender como ocorre o processo de leitura e escrita dentro de cada fase de desenvolvimento e compreender como a linguagem é trabalhada e desenvolvida de modo que a utilização do método possa contribuir para o pleno desenvolvimento da criança/adulto. Inserindo-se, ainda, numa pesquisa de cunho bibliográfico. Tendo como metodologia a análise de questionários respondidos por duas professoras de uma escola montessoriana de Campina Grande, que apresentaram suas experiências de como elas utilizam esse método dentro de suas salas de aula.