Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO EM MONTESSORI: UMA BREVE INTRODUÇÃO DE COMO ESSA ALFABETIZAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97337
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3573
    "inscrito_id" => 10380
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO EM MONTESSORI: UMA BREVE INTRODUÇÃO DE COMO ESSA ALFABETIZAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS"
    "resumo" => "Saber ler e escrever é fundamental para que um indivíduo tenha condições mínimas para se desenvolver. Nesse sentido, a Alfabetização e o Letramento se configuram no processo em que o indivíduo adquire habilidades cognitivas básicas, que possam contribuir para seu desenvolvimento pleno. Entretanto, ensinar apenas a ler e a escrever é insuficiente, pois o sujeito alcança apenas os níveis de alfabetização funcional, na qual as pessoas sabem ler e escrever, mas não compreendem a realidade, não são capazes de fazer uso desse conhecimento dentro de um ambiente social. A alfabetização na perspectiva do método Montessori é um processo diferente do convencional, pois nele as crianças provêm de maior autonomia para progredir em seu próprio ritmo de aprendizado, com ajuda da guia. Nesse método, a criança começa aprendendo a escrever para depois aprender a ler, de forma natural, desde que tenha um ambiente preparado, oferecendo várias opções de trabalho, assim a criança fica livre para escolher o que deseja fazer. Diante disso, o intuito deste artigo é investigar como se dá alfabetização perspectiva de Método Montessori. Já os objetivos específicos se voltam para compreender como ocorre o processo de leitura e escrita dentro de cada fase de desenvolvimento e compreender como a linguagem é trabalhada e desenvolvida de modo que a utilização do método possa contribuir para o pleno desenvolvimento da criança/adulto. Inserindo-se, ainda, numa pesquisa de cunho bibliográfico. Tendo como metodologia a análise de questionários respondidos por duas professoras de uma escola montessoriana de Campina Grande, que apresentaram suas experiências de como elas utilizam esse método dentro de suas salas de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10380_TB3573_10122023203903.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANE DA SILVA GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "Mariane"
    "autor_email" => "mariane.guimaraes@aluno.u"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97337
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3573
    "inscrito_id" => 10380
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO EM MONTESSORI: UMA BREVE INTRODUÇÃO DE COMO ESSA ALFABETIZAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS"
    "resumo" => "Saber ler e escrever é fundamental para que um indivíduo tenha condições mínimas para se desenvolver. Nesse sentido, a Alfabetização e o Letramento se configuram no processo em que o indivíduo adquire habilidades cognitivas básicas, que possam contribuir para seu desenvolvimento pleno. Entretanto, ensinar apenas a ler e a escrever é insuficiente, pois o sujeito alcança apenas os níveis de alfabetização funcional, na qual as pessoas sabem ler e escrever, mas não compreendem a realidade, não são capazes de fazer uso desse conhecimento dentro de um ambiente social. A alfabetização na perspectiva do método Montessori é um processo diferente do convencional, pois nele as crianças provêm de maior autonomia para progredir em seu próprio ritmo de aprendizado, com ajuda da guia. Nesse método, a criança começa aprendendo a escrever para depois aprender a ler, de forma natural, desde que tenha um ambiente preparado, oferecendo várias opções de trabalho, assim a criança fica livre para escolher o que deseja fazer. Diante disso, o intuito deste artigo é investigar como se dá alfabetização perspectiva de Método Montessori. Já os objetivos específicos se voltam para compreender como ocorre o processo de leitura e escrita dentro de cada fase de desenvolvimento e compreender como a linguagem é trabalhada e desenvolvida de modo que a utilização do método possa contribuir para o pleno desenvolvimento da criança/adulto. Inserindo-se, ainda, numa pesquisa de cunho bibliográfico. Tendo como metodologia a análise de questionários respondidos por duas professoras de uma escola montessoriana de Campina Grande, que apresentaram suas experiências de como elas utilizam esse método dentro de suas salas de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10380_TB3573_10122023203903.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANE DA SILVA GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "Mariane"
    "autor_email" => "mariane.guimaraes@aluno.u"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Saber ler e escrever é fundamental para que um indivíduo tenha condições mínimas para se desenvolver. Nesse sentido, a Alfabetização e o Letramento se configuram no processo em que o indivíduo adquire habilidades cognitivas básicas, que possam contribuir para seu desenvolvimento pleno. Entretanto, ensinar apenas a ler e a escrever é insuficiente, pois o sujeito alcança apenas os níveis de alfabetização funcional, na qual as pessoas sabem ler e escrever, mas não compreendem a realidade, não são capazes de fazer uso desse conhecimento dentro de um ambiente social. A alfabetização na perspectiva do método Montessori é um processo diferente do convencional, pois nele as crianças provêm de maior autonomia para progredir em seu próprio ritmo de aprendizado, com ajuda da guia. Nesse método, a criança começa aprendendo a escrever para depois aprender a ler, de forma natural, desde que tenha um ambiente preparado, oferecendo várias opções de trabalho, assim a criança fica livre para escolher o que deseja fazer. Diante disso, o intuito deste artigo é investigar como se dá alfabetização perspectiva de Método Montessori. Já os objetivos específicos se voltam para compreender como ocorre o processo de leitura e escrita dentro de cada fase de desenvolvimento e compreender como a linguagem é trabalhada e desenvolvida de modo que a utilização do método possa contribuir para o pleno desenvolvimento da criança/adulto. Inserindo-se, ainda, numa pesquisa de cunho bibliográfico. Tendo como metodologia a análise de questionários respondidos por duas professoras de uma escola montessoriana de Campina Grande, que apresentaram suas experiências de como elas utilizam esse método dentro de suas salas de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.