As reflexões deste trabalho incidem em analisar propostas de atividades matemáticas que podem ser desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos – EJA – sugeridas por estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Semi-Árido - Ufersa. Especificamente, intenciona-se: i) catalogar recursos que auxiliam na aquisição do conhecimento matemático na EJA; ii) Identificar habilidades matemáticas presentes nas propostas pedagógicas sugeridas pelos dos estudantes de graduação. A EJA é uma modalidade de ensino que permite aos estudantes que estão fora da idade escolar e não estão matriculados na escola regular, concluírem seus estudos. A partir dessa especificidade, o currículo e as atividades destinadas a esse pública precisam abordar diferenciais que atinjam a diversidade que a sala de aula da EJA impõe. Assim, procedeu-se a uma investigação de natureza qualitativa e documental, com uma amostra de cinco planos de aula desenvolvidos durante o período 2022.2, na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, durante o componente curricular de Educação Matemática e EJA. A análise dos dados evidenciou necessidade de atividades que acessem a subjetividade e as especificidades do conhecimento matemático e de um educador da EJA comprometido com a valorização cultural dos estudantes. A aquisição do conhecimento matemático na EJA aponta para caminhos que garantam o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e culturais. Além disso, demostra a construção de uma sociedade democrática e cada vez mais inclusiva.