Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA MATEMÁTICA NA EJA: ANÁLISE DE ATIVIDADES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97631
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3968
    "inscrito_id" => 4560
    "titulo" => "PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA MATEMÁTICA NA EJA: ANÁLISE DE ATIVIDADES"
    "resumo" => "As reflexões deste trabalho incidem em analisar propostas de atividades matemáticas que podem ser desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos – EJA – sugeridas por estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Semi-Árido - Ufersa. Especificamente, intenciona-se: i) catalogar recursos que auxiliam na aquisição do conhecimento matemático na EJA; ii) Identificar habilidades matemáticas presentes nas propostas pedagógicas sugeridas pelos dos estudantes de graduação. A EJA é uma modalidade de ensino que permite aos estudantes que estão fora da idade escolar e não estão matriculados na escola regular, concluírem seus estudos. A partir dessa especificidade, o currículo e as atividades destinadas a esse pública precisam abordar diferenciais que atinjam a diversidade que a sala de aula da EJA impõe. Assim, procedeu-se a uma investigação de natureza qualitativa e documental, com uma amostra de cinco planos de aula desenvolvidos durante o período 2022.2, na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, durante o componente curricular de Educação Matemática e EJA. A análise dos dados evidenciou necessidade de atividades que acessem a subjetividade e as especificidades do conhecimento matemático e de um educador da EJA comprometido com a valorização cultural dos estudantes. A aquisição do conhecimento matemático na EJA aponta para caminhos que garantam o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e culturais. Além disso, demostra a construção de uma sociedade democrática e cada vez mais inclusiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4560_TB3968_12102023193219.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO CARNEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO Carneiro"
    "autor_email" => "renatocprof@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97631
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3968
    "inscrito_id" => 4560
    "titulo" => "PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA MATEMÁTICA NA EJA: ANÁLISE DE ATIVIDADES"
    "resumo" => "As reflexões deste trabalho incidem em analisar propostas de atividades matemáticas que podem ser desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos – EJA – sugeridas por estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Semi-Árido - Ufersa. Especificamente, intenciona-se: i) catalogar recursos que auxiliam na aquisição do conhecimento matemático na EJA; ii) Identificar habilidades matemáticas presentes nas propostas pedagógicas sugeridas pelos dos estudantes de graduação. A EJA é uma modalidade de ensino que permite aos estudantes que estão fora da idade escolar e não estão matriculados na escola regular, concluírem seus estudos. A partir dessa especificidade, o currículo e as atividades destinadas a esse pública precisam abordar diferenciais que atinjam a diversidade que a sala de aula da EJA impõe. Assim, procedeu-se a uma investigação de natureza qualitativa e documental, com uma amostra de cinco planos de aula desenvolvidos durante o período 2022.2, na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, durante o componente curricular de Educação Matemática e EJA. A análise dos dados evidenciou necessidade de atividades que acessem a subjetividade e as especificidades do conhecimento matemático e de um educador da EJA comprometido com a valorização cultural dos estudantes. A aquisição do conhecimento matemático na EJA aponta para caminhos que garantam o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e culturais. Além disso, demostra a construção de uma sociedade democrática e cada vez mais inclusiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4560_TB3968_12102023193219.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO CARNEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO Carneiro"
    "autor_email" => "renatocprof@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As reflexões deste trabalho incidem em analisar propostas de atividades matemáticas que podem ser desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos – EJA – sugeridas por estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Semi-Árido - Ufersa. Especificamente, intenciona-se: i) catalogar recursos que auxiliam na aquisição do conhecimento matemático na EJA; ii) Identificar habilidades matemáticas presentes nas propostas pedagógicas sugeridas pelos dos estudantes de graduação. A EJA é uma modalidade de ensino que permite aos estudantes que estão fora da idade escolar e não estão matriculados na escola regular, concluírem seus estudos. A partir dessa especificidade, o currículo e as atividades destinadas a esse pública precisam abordar diferenciais que atinjam a diversidade que a sala de aula da EJA impõe. Assim, procedeu-se a uma investigação de natureza qualitativa e documental, com uma amostra de cinco planos de aula desenvolvidos durante o período 2022.2, na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, durante o componente curricular de Educação Matemática e EJA. A análise dos dados evidenciou necessidade de atividades que acessem a subjetividade e as especificidades do conhecimento matemático e de um educador da EJA comprometido com a valorização cultural dos estudantes. A aquisição do conhecimento matemático na EJA aponta para caminhos que garantam o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e culturais. Além disso, demostra a construção de uma sociedade democrática e cada vez mais inclusiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.