A pesquisa aqui apresentada trata-se de um estudo de caso de um instrumentista egresso do curso de instrumentos musicais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Fortaleza. Nela se aborda as relações entre formação educacional dentro da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e suas interações efetivas com o mercado de trabalho. Nesse sentido, a educação profissional e tecnológica enquanto instituição desenvolve um papel importante na formação dos indivíduos, pois fornece habilidade técnicas e competências para o ingresso no mercado de trabalho, que é primordial para inclusão produtiva e social, desse músico no âmbito profissional musical da cidade de Fortaleza. O currículo da formação educacional e tecnológica possibilita o exercício da prática através de disciplinas de estágios e programas que fazem com que o aluno tenha o contato com a realidade do mercado de trabalho. Nossas interlocuções teórico-metodológicas estão alicerçadas em um levantamento qualitativo, bibliográfico e em uma entrevista sistemática. Também nos fundamentamos em diversos autores que tratam das práticas musicais dos desafios desses artistas no mundo do trabalho e da ontologia das relações capitalistas de labor. Identificou-se que os vínculos trabalhistas desse instrumentista expôs a desvalorização da classe de músicos, as baixas remunerações, a informalidade e inconstância desse ambiente profissional e que a formação adquirida na EPT é essencial para a práxis laboral desse sujeito e para seu desenvolvimento enquanto cidadão.