O presente trabalho tem a proposta de discutir acerca da educação como ferramenta de transformação social permeando-se em conceitos como o lugar da democracia e a reflexão/promoção dos Direitos Humanos no espaço escolar como forma de assegurar essa transformação. Diante da realidade em que estamos inseridos no que tange ao retrocesso de algumas garantias fundamentais elencadas na Declaração dos Direitos Humanos bem como a transgressão do que garante as bases da educação transformadora quer seja promover o pensamento crítico e o protagonismo dos jovens e prepará-los para o exercício da cidadania compreendemos ser de grande relevância e urgência pensar caminhos para garantir e fortalecer esses direitos no espaço escolar, garantindo a promoção da democracia em todos os espaços, sobretudo, na escola, para que os jovens reconheçam situações de opressão e sejam capazes de intervir enquanto sujeitos de voz e conscientes de seus direitos. Para ancorar nosso percurso teórico metodológico nos ancoramos na perspectiva dialética com foco nas bases epistemológicas de Freire (1996), Ribeiro (2013), Raymundo (2020), Tragtenberg (1985), Florestan Fernandes (1996), Hooks (2017). Ademais, cientes de nossas limitações, dialogamos com esses autores e esperamos alavancar novas discussões para ampliar nossa questão de estudo.