No presente artigo, buscou-se por intermédio de subsídios teórico e pesquisa bibliográfica quais contribuições da experimentação baseada em problema para o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de cinética química. Os objetivos desse trabalho são: elaborar um texto que exponha sobre os aspectos sociológicos, filosóficos e pedagógicos presentes na Etapa da Educação Infantil na BNCC, abordando as especificidades do trabalho a ser desenvolvido e articulando o conteúdo apresentado com as reflexões realizadas da construção do cohecimento.Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como Kishimoto (2019) e Young (2014), entre outros, procurando enfatizar a importância do reconhecimento da história pessoal, social e cultural é essencial para uma ação pedagógica inclusiva em qualquer ambiente, levando em consideração sua natureza dinâmica e o caráter fundamental que tem na construção de identidades na primeira infância. Concluiu-se que educar a primeira infância constitui uma possibilidade de promover inúmeras experiências que lhes permitam entender e significar o mundo a partir da diversidade que o constitui.