Diante de um mundo globalizado surgem diversas tecnologias que tentam acompanhar as mudanças ocorridas diariamente. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) são um dos recursos em constante evolução, bem como o seu uso em salas de aula, promovendo maiores interações entre os conhecimentos ministrados e os discentes, sendo um recurso complementar ao auxílio do docente em seu planejamento e práticas pedagógicas. Porém, em uma realidade tão tecnológica, ainda existem ambientes escolares que não estão adaptados às mudanças. Assim, no presente artigo, objetivou-se analisar os principais impactos da falta de TIDCs e as suas implicações diante ao processo de ensino-aprendizagem no Novo Ensino Médio (NEM), especificamente na disciplina de Química. Este trabalho foi realizado a partir do Programa Residência Pedagógica na Escola Estadual de Tempo Integral Dr. José Fernandes de Melo, Pau dos Ferros - RN. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e de campo, tendo como instrumento o formulário direcionado aos docentes e aos discentes um questionário, cujo intuito é obter a opinião e percepção sobre suas realidades. Os resultados apontaram que os alunos conhecem alguns dos diversos recursos digitais como simuladores e jogos interativos, que podem ser utilizados em sala de aula. E, apesar do novo ensino médio enfatizar a implementação de mais recursos digitais, o mesmo não fornece meios adequados para sua execução, dificultando o seu uso. O que, consequentemente, interfere no ensino-aprendizagem dos alunos, pois os mesmos compreendem que o uso de TDICs podem tornar as aulas mais interessantes e dinâmicas facilitando o aprendizado. Além disso, os docentes acreditam que os recursos tecnológicos facilitam na compreensão dos conteúdos de química, que são abstratos, tornando-se mais “concreto” o conhecimento diante de um acervo tão extenso de recursos tecnológicos, que podem ser utilizados em sala de aula e serem grandes aliadas do professor no processo de ensino-aprendizagem.