O presente trabalho versa sobre a análise das potencialidades e entraves para o ensino de química junto a uma turma de Ensino Médio Integrado de Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE – campus Ouricuri). Para tanto, tomou-se como aporte teórico os estudos de: Libâneo (2017), Saviani (2011) e Haydt (2006). Tomou-se como caminho metodológico a abordagem qualitativa e como procedimento a pesquisa de campo. Para coleta de dados, executou-se observação não-participante de 4 aulas de química em uma turma de 2o ano do curso médio supracitado. De posse dos dados, procedeu a análise dos elementos observados buscando confrontar com os estudos desenvolvidos durante a disciplina de Didática 2, ocorrida no segundo período do Curso de Licenciatura em Química. A partir deste momento, nos foi possível refletir com maior clareza sobre os conteúdos e as metodologias aplicadas para o ensino de Química e sobre as novas estratégias, que podem ser utilizadas para explorar os conceitos nesta área de ensino. Ademais, foi possível construir os nexos entre a reflexão teórica conduzida na disciplina de Didática 2 e a prática observada, permitindo que pudéssemos entender que a química, por mais conceitos complexos que possa ter, é possível de ser explorada de modo prazeroso e significativo. Enquanto, futuras licenciadas essa experiência nos trouxe empolgação, zelo pela docência e responsabilidade e vê o quanto a escola é mais complexa do que pensamos.