A CONSTRUÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS. Luanda Batista da Silva Brito Ramos Crisóstomo Lima do Nascimento RESUMO O presente artigo tem por objetivo estudar a construção histórica acerca da Língua Brasileira de Sinais-Libras, tendo em vista a contribuição na educação de surdos e deficientes auditivos, como também contribuir para a propagação de sua estrutura gramatical, linguística a fim de fazer-se a compreensão de sua legitimação e legalidade, visto que a mesma já é reconhecida como uma Língua Brasileira desde 2002 através da implantação da Lei 10.436/02. O presente estudo tem como questão problema discorrer sobre a história da construção da Língua Brasileira de Sinais, como também o estudo do sujeito que a utiliza: os indivíduos surdos e deficientes auditivos, além de discorrer um pouco da trajetória da criação da Libras e os assuntos pertinentes a este tema Utilizou-se como procedimento metodológico um estudo qualitativo de pesquisa bibliográfica, com análise em documentos e artigos baseados documental na fenomenologia existencial deste objeto de estudo. Os autores utilizados como referencial teórico foram Paulo Freire e Vygotsky. Uma das possibilidades deste estudo foi a reflexão acerca da educação como meio de transformação do indivíduo e se o indivíduo surdo ainda está privado da educação diante a algumas conquistas como a criação da Lei que reconhece a Libras como Língua oficial do Brasil. Palavras-chave: Libras, surdos, educação.