Apresenta-se aqui, à luz de uma perspectiva histórico documental, uma análise dos documentos nacionais elaborados para orientar os currículos da Educação Infantil, o Documento Referencial Curricular de Juazeiro-BA, em especial, o que dizem sobre o processo de alfabetização inicial na pré-escola, partindo da criação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e o Documento Curricular Referencial de Juazeiro - DCRJ. Com o intuito de contribuir com essa análise, buscamos: Goodson (2018), (2002), Ferreiro (2011), Soares (2018), Rodrigues (2020), entre outros. Definimos duas categorias para analisar os documentos já citados são elas: 1- Como os documentos orientadores do currículo da Educação Infantil tratam em seus textos o processo de alfabetização escolar inicial? Sobre isso é possível identificar que os documentos tratam a temática de modo bem sutil; 2- Quais as consequências do tratamento dado pelos textos em cada documento orientador do currículo da Educação Infantil para a garantia do direito à educação de qualidade das crianças de 4 e 5 anos? Interpretação da questão de diferentes formas, assim, uns asseguram o direito a esse conhecimento, enquanto outros não, por entenderem que na educação infantil não é lugar para se alfabetizar, aumento da disparidade entre ensino público e privado, além da desigualdade social.