Este resumo apresenta breve discussões acerca do papel da família na educação infantil, com vistas no/para o desenvolvimento da criança no ambiente escolar. Nesse sentido, buscamos compreender como as famílias podem intervir na construção de valores que venham a contribuir no crescimento educacional das crianças e dessa forma ajudar aos educadores a enfrentar os desafios presentes na sala de aula. É sabido que a Educação Infantil é um processo formativo vivenciado pelas crianças, que tem como objetivo ajudá-los a conhecer, conviver e construir de forma lúdica, capacidades e habilidades motoras e cognitivas necessárias para sua inserção na alfabetização. A literatura relacionada a Educação Infantil, como a LDB e BNCC, orientam ao professor promover caminhos através da sua proposta pedagógica, a construção dos direitos de aprendizagens e as competências na/para as crianças. Para tanto é crescente no contexto escolar o enfrentamento de dificuldades por parte dos professores, relacionadas às questões comportamentais dos estudantes, caracterizados na sua grande maioria, por uma diversidade de contextos familiares. Frente a esse contexto, o fazer pedagógico dos professores tem sido afetado cotidianamente, uma vez que, na prática há necessidade de interromper as aulas para intervir e mediar os conflitos. Dessa forma, a família apresenta um papel fundamental no/para a construção do desenvolvimento das crianças no ambiente escolar. Assim, constata-se que, quando a família se faz presente no ambiente escolar, as crianças tornam-se mais preparadas emocionalmente, apresentando um melhor desenvolvimento e desempenho no processo de construção do conhecimento. Portanto, compreende-se que a família é fundamental para que haja um trabalho conjunto, na qual, esta torna-se aliada do professor para que de fato o processo de aprendizagem se efetive com qualidade. Para a realização deste trabalho, nos fundamentamos em alguns estudiosos que discutem a temática, e que em suas pesquisas, nos permitiram compreender a importância da família na/para construção de valores no espaço educativo.