Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTRUÇÃO DE VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR: O PAPEL DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99715
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6674
    "inscrito_id" => 1324
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR: O PAPEL DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este resumo apresenta breve discussões acerca do papel da família na educação infantil, com vistas no/para o desenvolvimento da criança no ambiente escolar. Nesse sentido, buscamos compreender como as famílias podem intervir na construção de valores que venham a contribuir no crescimento educacional das crianças e dessa forma ajudar aos educadores a enfrentar os desafios presentes na sala de aula. É sabido que a Educação Infantil é um processo formativo vivenciado pelas crianças, que tem como objetivo ajudá-los a conhecer, conviver e construir de forma lúdica, capacidades e habilidades motoras e cognitivas necessárias para sua inserção na alfabetização. A literatura relacionada a Educação Infantil, como a LDB e BNCC, orientam ao professor promover caminhos através da sua proposta pedagógica, a construção dos direitos de aprendizagens e as competências na/para as crianças. Para tanto é crescente no contexto escolar o enfrentamento de dificuldades por parte dos professores, relacionadas às questões comportamentais dos estudantes, caracterizados na sua grande maioria, por uma diversidade de contextos familiares. Frente a esse contexto, o fazer pedagógico dos professores tem sido afetado cotidianamente, uma vez que, na prática há necessidade de interromper as aulas para intervir e mediar os conflitos. Dessa forma, a família apresenta um papel fundamental no/para a construção do desenvolvimento das crianças no ambiente escolar. Assim, constata-se que, quando a família se faz presente no ambiente escolar, as crianças tornam-se mais preparadas emocionalmente, apresentando um melhor desenvolvimento e desempenho no processo de construção do conhecimento. Portanto, compreende-se que a família é fundamental para que haja um trabalho conjunto, na qual, esta torna-se aliada do professor para que de fato o processo de aprendizagem se efetive com qualidade. Para a realização deste trabalho, nos fundamentamos em alguns estudiosos que discutem a temática, e que em suas pesquisas, nos permitiram compreender a importância da família na/para construção de valores no espaço educativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1324_TB6674_09122023065156.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA AMELIANE FIEGUEREDO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "amelianediva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE UNICA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99715
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6674
    "inscrito_id" => 1324
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR: O PAPEL DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este resumo apresenta breve discussões acerca do papel da família na educação infantil, com vistas no/para o desenvolvimento da criança no ambiente escolar. Nesse sentido, buscamos compreender como as famílias podem intervir na construção de valores que venham a contribuir no crescimento educacional das crianças e dessa forma ajudar aos educadores a enfrentar os desafios presentes na sala de aula. É sabido que a Educação Infantil é um processo formativo vivenciado pelas crianças, que tem como objetivo ajudá-los a conhecer, conviver e construir de forma lúdica, capacidades e habilidades motoras e cognitivas necessárias para sua inserção na alfabetização. A literatura relacionada a Educação Infantil, como a LDB e BNCC, orientam ao professor promover caminhos através da sua proposta pedagógica, a construção dos direitos de aprendizagens e as competências na/para as crianças. Para tanto é crescente no contexto escolar o enfrentamento de dificuldades por parte dos professores, relacionadas às questões comportamentais dos estudantes, caracterizados na sua grande maioria, por uma diversidade de contextos familiares. Frente a esse contexto, o fazer pedagógico dos professores tem sido afetado cotidianamente, uma vez que, na prática há necessidade de interromper as aulas para intervir e mediar os conflitos. Dessa forma, a família apresenta um papel fundamental no/para a construção do desenvolvimento das crianças no ambiente escolar. Assim, constata-se que, quando a família se faz presente no ambiente escolar, as crianças tornam-se mais preparadas emocionalmente, apresentando um melhor desenvolvimento e desempenho no processo de construção do conhecimento. Portanto, compreende-se que a família é fundamental para que haja um trabalho conjunto, na qual, esta torna-se aliada do professor para que de fato o processo de aprendizagem se efetive com qualidade. Para a realização deste trabalho, nos fundamentamos em alguns estudiosos que discutem a temática, e que em suas pesquisas, nos permitiram compreender a importância da família na/para construção de valores no espaço educativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1324_TB6674_09122023065156.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA AMELIANE FIEGUEREDO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "amelianediva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE UNICA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este resumo apresenta breve discussões acerca do papel da família na educação infantil, com vistas no/para o desenvolvimento da criança no ambiente escolar. Nesse sentido, buscamos compreender como as famílias podem intervir na construção de valores que venham a contribuir no crescimento educacional das crianças e dessa forma ajudar aos educadores a enfrentar os desafios presentes na sala de aula. É sabido que a Educação Infantil é um processo formativo vivenciado pelas crianças, que tem como objetivo ajudá-los a conhecer, conviver e construir de forma lúdica, capacidades e habilidades motoras e cognitivas necessárias para sua inserção na alfabetização. A literatura relacionada a Educação Infantil, como a LDB e BNCC, orientam ao professor promover caminhos através da sua proposta pedagógica, a construção dos direitos de aprendizagens e as competências na/para as crianças. Para tanto é crescente no contexto escolar o enfrentamento de dificuldades por parte dos professores, relacionadas às questões comportamentais dos estudantes, caracterizados na sua grande maioria, por uma diversidade de contextos familiares. Frente a esse contexto, o fazer pedagógico dos professores tem sido afetado cotidianamente, uma vez que, na prática há necessidade de interromper as aulas para intervir e mediar os conflitos. Dessa forma, a família apresenta um papel fundamental no/para a construção do desenvolvimento das crianças no ambiente escolar. Assim, constata-se que, quando a família se faz presente no ambiente escolar, as crianças tornam-se mais preparadas emocionalmente, apresentando um melhor desenvolvimento e desempenho no processo de construção do conhecimento. Portanto, compreende-se que a família é fundamental para que haja um trabalho conjunto, na qual, esta torna-se aliada do professor para que de fato o processo de aprendizagem se efetive com qualidade. Para a realização deste trabalho, nos fundamentamos em alguns estudiosos que discutem a temática, e que em suas pesquisas, nos permitiram compreender a importância da família na/para construção de valores no espaço educativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.