Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FÓRUM ONLINE NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA FERRAMENTA DIGITAL DE AVALIAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95472
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1088
    "inscrito_id" => 2378
    "titulo" => "FÓRUM ONLINE NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA FERRAMENTA DIGITAL DE AVALIAÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo teve como objetivo promover uma reflexão sobre o processo de avaliação dos docentes dentro da Educação Digital, através da ferramenta Fórum. Buscamos também identificar possibilidades avaliativas desta ferramenta dentro do contexto digital na formação de professores e relacionar as narrativas produzidas na ferramenta com as atividades realizadas ao longo do curso que permitissem apontá-la como critério de avaliação online. este artigo busca apresentar uma vivência reflexiva que surgiu a partir dos estudos com a disciplina ‘Educação Digital’ no curso de Especialização em Educação Digital promovido pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mesmo com essa intencionalidade avaliativa dos fóruns no C10 e por se tratar de um curso de especialização, onde os participantes em sua maioria professores graduados, percebeu-se que os cursistas não participaram de forma mais substanciada a ideia de interação dos fóruns, comprometendo o objetivo desta ferramenta da EAD. Trata-se de uma pesquisa investigativa, de cunho narrativo por meio da análise dos fóruns do curso. Os resultados indicam que os fóruns não foram aproveitados de forma significativa, mas que serviram como uma boa proposta avaliativa quando bem mediada. Sabemos que ainda existem muitos desafios a serem superados na Educação Digital, especificamente nas avaliações online por meio dos fóruns, o qual é objeto de discussão desse artigo, neste sentido, há muito a se refletir e debater para que esse instrumento seja melhor aproveitado pelos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2378_TB1088_20112023172212.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANE VIEIRA DE ASSUNÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "TATIANE"
    "autor_email" => "tatianeassuncao.consultor"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95472
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1088
    "inscrito_id" => 2378
    "titulo" => "FÓRUM ONLINE NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA FERRAMENTA DIGITAL DE AVALIAÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo teve como objetivo promover uma reflexão sobre o processo de avaliação dos docentes dentro da Educação Digital, através da ferramenta Fórum. Buscamos também identificar possibilidades avaliativas desta ferramenta dentro do contexto digital na formação de professores e relacionar as narrativas produzidas na ferramenta com as atividades realizadas ao longo do curso que permitissem apontá-la como critério de avaliação online. este artigo busca apresentar uma vivência reflexiva que surgiu a partir dos estudos com a disciplina ‘Educação Digital’ no curso de Especialização em Educação Digital promovido pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mesmo com essa intencionalidade avaliativa dos fóruns no C10 e por se tratar de um curso de especialização, onde os participantes em sua maioria professores graduados, percebeu-se que os cursistas não participaram de forma mais substanciada a ideia de interação dos fóruns, comprometendo o objetivo desta ferramenta da EAD. Trata-se de uma pesquisa investigativa, de cunho narrativo por meio da análise dos fóruns do curso. Os resultados indicam que os fóruns não foram aproveitados de forma significativa, mas que serviram como uma boa proposta avaliativa quando bem mediada. Sabemos que ainda existem muitos desafios a serem superados na Educação Digital, especificamente nas avaliações online por meio dos fóruns, o qual é objeto de discussão desse artigo, neste sentido, há muito a se refletir e debater para que esse instrumento seja melhor aproveitado pelos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2378_TB1088_20112023172212.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANE VIEIRA DE ASSUNÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "TATIANE"
    "autor_email" => "tatianeassuncao.consultor"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo teve como objetivo promover uma reflexão sobre o processo de avaliação dos docentes dentro da Educação Digital, através da ferramenta Fórum. Buscamos também identificar possibilidades avaliativas desta ferramenta dentro do contexto digital na formação de professores e relacionar as narrativas produzidas na ferramenta com as atividades realizadas ao longo do curso que permitissem apontá-la como critério de avaliação online. este artigo busca apresentar uma vivência reflexiva que surgiu a partir dos estudos com a disciplina ‘Educação Digital’ no curso de Especialização em Educação Digital promovido pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mesmo com essa intencionalidade avaliativa dos fóruns no C10 e por se tratar de um curso de especialização, onde os participantes em sua maioria professores graduados, percebeu-se que os cursistas não participaram de forma mais substanciada a ideia de interação dos fóruns, comprometendo o objetivo desta ferramenta da EAD. Trata-se de uma pesquisa investigativa, de cunho narrativo por meio da análise dos fóruns do curso. Os resultados indicam que os fóruns não foram aproveitados de forma significativa, mas que serviram como uma boa proposta avaliativa quando bem mediada. Sabemos que ainda existem muitos desafios a serem superados na Educação Digital, especificamente nas avaliações online por meio dos fóruns, o qual é objeto de discussão desse artigo, neste sentido, há muito a se refletir e debater para que esse instrumento seja melhor aproveitado pelos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.