Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

SEMINÁRIO LITERÁRIO, LITERATURA NO JUAREZ: "BOTA PRA FAZER"

Palavra-chaves: LITERATURA, ALUNO, LETRAMENTO LITERÁRIO Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10158
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 7
    "inscrito_id" => 202
    "titulo" => "SEMINÁRIO LITERÁRIO, LITERATURA NO JUAREZ: "BOTA PRA FAZER""
    "resumo" => "O Seminário Literário, Literatura no Juarez: "bota pra fazer", é um trabalho inovador no que diz respeito à prática metodológica para a atividade com a literatura no ensino médio, uma vez que, diante da evidente existência de uma acentuada apatia entre aprendiz e literatura, torna-se mais que necessário criar alternativas que se mostrem atrativas e efetivas na percepção da função social da literatura. Por outras palavras, o presente projeto busca tornar concreta a realização do letramento literário tão ausentes nas escolas de ensino médio.Este trabalho nasceu a partir da necessidade de se criar uma proposta de intervenção com o trabalho literário na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador “Juarez Maracajá”, uma vez que o corpo discente se mostrava indiferente ao ensino/estudo da Literatura no educandário.O referido projeto, que acontece dentro do macrocampo de leitura e letramento, tem como público alvo as séries finais do ensino médio, sendo um dos seus principais intentos, tornar o trabalho com a arte literária um forte recurso para a efetiva constituição do aluno leitor/escritor, bem como fazer o discente perceber a função social da literatura a partir de uma satisfatória escolarização da mesma, a qual tem como caráter humanizar através da palavra, ou seja, servir o indivíduo na vida e pela vida.Este escrito apresenta uma relato de experiência com o trabalho de Literatura voltado para um efetivo letramento literário, orientado por um referencial bibliográfico pertinente para este tipo de atividade, a qual deve fazer se realizar uma real ligação entre a teoria literária e o contexto do aluno, resultando num trabalho concreto que serve como instrumento de formação cidadã."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, ALUNO, LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_09_2014_18_54_58_idinscrito_202_499c73fcebbe9c0fe0b6639423314405.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUETÔNIO DE FARIAS MATIAS"
    "autor_nome_curto" => "SUETÔNIO"
    "autor_email" => "suetoniofarias@hotmail.co"
    "autor_ies" => "FURNE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10158
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 7
    "inscrito_id" => 202
    "titulo" => "SEMINÁRIO LITERÁRIO, LITERATURA NO JUAREZ: "BOTA PRA FAZER""
    "resumo" => "O Seminário Literário, Literatura no Juarez: "bota pra fazer", é um trabalho inovador no que diz respeito à prática metodológica para a atividade com a literatura no ensino médio, uma vez que, diante da evidente existência de uma acentuada apatia entre aprendiz e literatura, torna-se mais que necessário criar alternativas que se mostrem atrativas e efetivas na percepção da função social da literatura. Por outras palavras, o presente projeto busca tornar concreta a realização do letramento literário tão ausentes nas escolas de ensino médio.Este trabalho nasceu a partir da necessidade de se criar uma proposta de intervenção com o trabalho literário na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador “Juarez Maracajá”, uma vez que o corpo discente se mostrava indiferente ao ensino/estudo da Literatura no educandário.O referido projeto, que acontece dentro do macrocampo de leitura e letramento, tem como público alvo as séries finais do ensino médio, sendo um dos seus principais intentos, tornar o trabalho com a arte literária um forte recurso para a efetiva constituição do aluno leitor/escritor, bem como fazer o discente perceber a função social da literatura a partir de uma satisfatória escolarização da mesma, a qual tem como caráter humanizar através da palavra, ou seja, servir o indivíduo na vida e pela vida.Este escrito apresenta uma relato de experiência com o trabalho de Literatura voltado para um efetivo letramento literário, orientado por um referencial bibliográfico pertinente para este tipo de atividade, a qual deve fazer se realizar uma real ligação entre a teoria literária e o contexto do aluno, resultando num trabalho concreto que serve como instrumento de formação cidadã."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, ALUNO, LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_09_2014_18_54_58_idinscrito_202_499c73fcebbe9c0fe0b6639423314405.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUETÔNIO DE FARIAS MATIAS"
    "autor_nome_curto" => "SUETÔNIO"
    "autor_email" => "suetoniofarias@hotmail.co"
    "autor_ies" => "FURNE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O Seminário Literário, Literatura no Juarez: "bota pra fazer", é um trabalho inovador no que diz respeito à prática metodológica para a atividade com a literatura no ensino médio, uma vez que, diante da evidente existência de uma acentuada apatia entre aprendiz e literatura, torna-se mais que necessário criar alternativas que se mostrem atrativas e efetivas na percepção da função social da literatura. Por outras palavras, o presente projeto busca tornar concreta a realização do letramento literário tão ausentes nas escolas de ensino médio.Este trabalho nasceu a partir da necessidade de se criar uma proposta de intervenção com o trabalho literário na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador “Juarez Maracajá”, uma vez que o corpo discente se mostrava indiferente ao ensino/estudo da Literatura no educandário.O referido projeto, que acontece dentro do macrocampo de leitura e letramento, tem como público alvo as séries finais do ensino médio, sendo um dos seus principais intentos, tornar o trabalho com a arte literária um forte recurso para a efetiva constituição do aluno leitor/escritor, bem como fazer o discente perceber a função social da literatura a partir de uma satisfatória escolarização da mesma, a qual tem como caráter humanizar através da palavra, ou seja, servir o indivíduo na vida e pela vida.Este escrito apresenta uma relato de experiência com o trabalho de Literatura voltado para um efetivo letramento literário, orientado por um referencial bibliográfico pertinente para este tipo de atividade, a qual deve fazer se realizar uma real ligação entre a teoria literária e o contexto do aluno, resultando num trabalho concreto que serve como instrumento de formação cidadã.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.