Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

SEMINÁRIO LITERÁRIO, LITERATURA NO JUAREZ: "BOTA PRA FAZER"

Palavra-chaves: LITERATURA, ALUNO, LETRAMENTO LITERÁRIO Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

O Seminário Literário, Literatura no Juarez: "bota pra fazer", é um trabalho inovador no que diz respeito à prática metodológica para a atividade com a literatura no ensino médio, uma vez que, diante da evidente existência de uma acentuada apatia entre aprendiz e literatura, torna-se mais que necessário criar alternativas que se mostrem atrativas e efetivas na percepção da função social da literatura. Por outras palavras, o presente projeto busca tornar concreta a realização do letramento literário tão ausentes nas escolas de ensino médio.Este trabalho nasceu a partir da necessidade de se criar uma proposta de intervenção com o trabalho literário na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador “Juarez Maracajá”, uma vez que o corpo discente se mostrava indiferente ao ensino/estudo da Literatura no educandário.O referido projeto, que acontece dentro do macrocampo de leitura e letramento, tem como público alvo as séries finais do ensino médio, sendo um dos seus principais intentos, tornar o trabalho com a arte literária um forte recurso para a efetiva constituição do aluno leitor/escritor, bem como fazer o discente perceber a função social da literatura a partir de uma satisfatória escolarização da mesma, a qual tem como caráter humanizar através da palavra, ou seja, servir o indivíduo na vida e pela vida.Este escrito apresenta uma relato de experiência com o trabalho de Literatura voltado para um efetivo letramento literário, orientado por um referencial bibliográfico pertinente para este tipo de atividade, a qual deve fazer se realizar uma real ligação entre a teoria literária e o contexto do aluno, resultando num trabalho concreto que serve como instrumento de formação cidadã.

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