Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FESTAS ESCOLARES NO GRUPO ESCOLAR BARÃO DO RIO BRANCO: LIÇÕES DE CIVISMO 1919 – 1926

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101167
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8875
    "inscrito_id" => 16368
    "titulo" => "FESTAS ESCOLARES NO GRUPO ESCOLAR BARÃO DO RIO BRANCO: LIÇÕES DE CIVISMO 1919 – 1926"
    "resumo" => "Esta pesquisa está vinculada a linha de pesquisa Educação, Estudos Sociohistóricos E Filosóficos no curso de Doutorado do programa de Pós- Graduação em Educação, UFRN. Procuramos analisar as práticas do Grupo escolar Barão do Rio Branco, município e Parelhas-RN, com destaque as festas escolares e comemorações cívicas no período de 1919 a 1926. Esse espaço educativo é empreendido na povoação de Parelhas-RN, acompanhando o projeto de modernidade e urbanização daquele território, lugar de transformações e aspirações, bem como objeto de intervenções. Consideramos nesta pesquisa a abordagem metodológica da Nova História, com o método histórico. Contribuíram com a reflexão histórico, científica e metodológica as obras de Bloch (2001), Le Goff (2013), Aróstegui (2006), Reis (2003) e Magalhães (2004). Dividimos as fontes documentais e a pesquisa bibliográfica a partir da identificação, coleta e análise dos dados. A coleta de informações permitiu agrupar documentos relativos as mensagens de governos, legislação, livros de atas, livros de ofícios, diários de classes, livros de honra. Os documentos foram encontrados no Arquivo do Estado do Rio Grande do Norte, em visitas presenciais. No arquivo da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó-RN, uma vez que Parelhas era distrito desse município. Arquivo da Prefeitura Municipal de Parelhas-RN, e Arquivo da Escola estadual Barão do Rio Branco. As festas faziam parte de uma cultura própria da escola e contribuíam para a consolidação do sistema político republicano, com um modelo de cidadão a ser formado. A pesquisa revelou que as ações dos diferentes sujeitos consolidaram os ideais do regime republicano quanto à formação de um indivíduo moderno, racional, vinculado com o mundo a partir de uma postura ativa na participação política e social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16368_TB8875_10112023200956.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARECILDA BEZERRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MARECILDA BEZER"
    "autor_email" => "marecilde@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101167
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8875
    "inscrito_id" => 16368
    "titulo" => "FESTAS ESCOLARES NO GRUPO ESCOLAR BARÃO DO RIO BRANCO: LIÇÕES DE CIVISMO 1919 – 1926"
    "resumo" => "Esta pesquisa está vinculada a linha de pesquisa Educação, Estudos Sociohistóricos E Filosóficos no curso de Doutorado do programa de Pós- Graduação em Educação, UFRN. Procuramos analisar as práticas do Grupo escolar Barão do Rio Branco, município e Parelhas-RN, com destaque as festas escolares e comemorações cívicas no período de 1919 a 1926. Esse espaço educativo é empreendido na povoação de Parelhas-RN, acompanhando o projeto de modernidade e urbanização daquele território, lugar de transformações e aspirações, bem como objeto de intervenções. Consideramos nesta pesquisa a abordagem metodológica da Nova História, com o método histórico. Contribuíram com a reflexão histórico, científica e metodológica as obras de Bloch (2001), Le Goff (2013), Aróstegui (2006), Reis (2003) e Magalhães (2004). Dividimos as fontes documentais e a pesquisa bibliográfica a partir da identificação, coleta e análise dos dados. A coleta de informações permitiu agrupar documentos relativos as mensagens de governos, legislação, livros de atas, livros de ofícios, diários de classes, livros de honra. Os documentos foram encontrados no Arquivo do Estado do Rio Grande do Norte, em visitas presenciais. No arquivo da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó-RN, uma vez que Parelhas era distrito desse município. Arquivo da Prefeitura Municipal de Parelhas-RN, e Arquivo da Escola estadual Barão do Rio Branco. As festas faziam parte de uma cultura própria da escola e contribuíam para a consolidação do sistema político republicano, com um modelo de cidadão a ser formado. A pesquisa revelou que as ações dos diferentes sujeitos consolidaram os ideais do regime republicano quanto à formação de um indivíduo moderno, racional, vinculado com o mundo a partir de uma postura ativa na participação política e social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16368_TB8875_10112023200956.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARECILDA BEZERRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MARECILDA BEZER"
    "autor_email" => "marecilde@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esta pesquisa está vinculada a linha de pesquisa Educação, Estudos Sociohistóricos E Filosóficos no curso de Doutorado do programa de Pós- Graduação em Educação, UFRN. Procuramos analisar as práticas do Grupo escolar Barão do Rio Branco, município e Parelhas-RN, com destaque as festas escolares e comemorações cívicas no período de 1919 a 1926. Esse espaço educativo é empreendido na povoação de Parelhas-RN, acompanhando o projeto de modernidade e urbanização daquele território, lugar de transformações e aspirações, bem como objeto de intervenções. Consideramos nesta pesquisa a abordagem metodológica da Nova História, com o método histórico. Contribuíram com a reflexão histórico, científica e metodológica as obras de Bloch (2001), Le Goff (2013), Aróstegui (2006), Reis (2003) e Magalhães (2004). Dividimos as fontes documentais e a pesquisa bibliográfica a partir da identificação, coleta e análise dos dados. A coleta de informações permitiu agrupar documentos relativos as mensagens de governos, legislação, livros de atas, livros de ofícios, diários de classes, livros de honra. Os documentos foram encontrados no Arquivo do Estado do Rio Grande do Norte, em visitas presenciais. No arquivo da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó-RN, uma vez que Parelhas era distrito desse município. Arquivo da Prefeitura Municipal de Parelhas-RN, e Arquivo da Escola estadual Barão do Rio Branco. As festas faziam parte de uma cultura própria da escola e contribuíam para a consolidação do sistema político republicano, com um modelo de cidadão a ser formado. A pesquisa revelou que as ações dos diferentes sujeitos consolidaram os ideais do regime republicano quanto à formação de um indivíduo moderno, racional, vinculado com o mundo a partir de uma postura ativa na participação política e social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.