Um Produto Educacional (PE) é um objeto de aprendizagem, produto ou processo educativo, fruto de uma pesquisa e aplicado em situações reais, em espaços formais ou não formais de ensino, visando à promoção de uma formação omnilateral. Embora o PE possa apresentar diferentes formatos e suportes, sua construção deve ter como princípio a resolução ou o encaminhamento de uma pergunta ou problema relativo ao campo educacional. Esta discussão é parte integrante de uma Pesquisa em desenvolvimento em nível de mestrado no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e apresenta os passos iniciais da construção de um Estado da Arte, com o objetivo de investigar a relevância de um vídeo-documentário como PE nas pesquisas desenvolvidas por egressos do ProfEPT. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, constituída por revisão de literatura e mapeamento das dissertações e dos respectivos produtos, os quais estão disponibilizados no Repositório de Objetos Educacionais. Inicialmente, foram levantados 114 dissertações desse Programa, desenvolvidos no período entre 2019 e 2022, que apresentavam PE do tipo Mídias Educacionais. Entre os quais foram analisados apenas os que consistiam em vídeo-documentários, dos quais foram coletados dados referentes à linha de pesquisa, à área do conhecimento/ de atuação, bem como à temática e aos recursos tecnológicos neles utilizados. As análises preliminares indicam que a especificação Tipo de Produto como Mídias Educacionais é ampla, visto que, conforme o mapeamento realizado, emergiram produtos de outra natureza, tais como livros digitais, podcasts, portais/sites. Além disso, os PE em formato de vídeo se constituem em diferentes gêneros textuais, a exemplo de animações, videoaulas, tutoriais e, em menor quantidade, vídeo-documentários.