Esta comunicação traz a pesquisa em desenvolvimento no Mestrado Profissional – Profletras, cujo objetivo é promover a escrita de poemas autorais, especificamente com a produção de Poesia – Slam para ser performado. O estudo almeja a inserção da literatura marginal/periférica, nas aulas de língua portuguesa, uma vez que essa se apresenta como espaço e representatividade a grupos que são socialmente excluídos e marginalizados. Com o desenvolvimento da Poesia – Slam, tem-se como objetivo a sensibilização dos estudantes quanto ao local em que eles moram bem como às culturas que os rodeiam, explicitando a existência de outras literaturas, além da canônica, eurocêntrica, elitizada que é privilegiada dentro do ambiente escolar. Para essa apresentação, focalizamos a proposta de uma sequência de atividades que contempla as questões que envolvem a leitura e a escrita do poema tendo como gênero central, a Poesia – Slam e seus primeiros resultados. Esta sequência de atividades está sendo aplicada em escola municipal de Poá (SP), para estudantes do 7º ano, do Ensino Fundamental - Anos Finais. A elaboração e a implementação da proposta tiveram como fundamentos: os estudos sobre a poesia slam, (NEVES, 2017; 2022; D’ALVA, 2011); sobre os letramentos, (SOUZA, 2011; STREET, 2011), sobre os multiletramentos (ROJO, 2009), sobre a literatura marginal/periférica (FERRÉZ, 2005). Essa comunicação se insere na segunda fase da pesquisa, a aplicação das atividades da qual apresentamos uma mostra dos resultados iniciais, que aponta para o desenvolvimento da noção do poético e do fazer poético.