O Ensino Médio (EM) é o período que marca na vida dos jovens a transição da fase da adolescência para a fase adulta. Neste sentido, surgem as inquietações sobre o futuro acadêmico, profissional e pessoal, que vem atrelado às pressões dos pais ou responsáveis e da escola. Diante disso, surge o questionamento: o Ensino Médio prepara os adolescentes ou dá subsídios para o planejamento a respeito do seu projeto de vida, ou seja, do que ser no futuro? Desse modo, este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento das perspectivas de futuro e como o EM colabora ou se distancia dos pensamentos e objetivos dos alunos. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo, durante as atividades do Programa Residência Pedagógica, buscando dados qualitativos e quantitativos através de questionários com 32 discentes, em uma turma de 1ª série na Escola Estadual de Tempo Integral Dr. José Fernandes de Melo, Pau dos Ferros-RN. Como resultado, evidenciou-se que alguns dos estudantes já possuem algum projeto de vida ou perspectiva de futuro, mesmo nos anos iniciais do Ensino Médio. Entretanto, outros alunos ainda se veem perdidos e buscam no EM os subsídios para que possam realizar seu planejamento em relação à sua vida profissional e pessoal. E em relação aos dados qualitativos as Escolas Estaduais de Tempo Integral do RN tem como um dos objetivos principais focar no projeto e vida dos alunos, isto é, focar e auxiliar no planejamento de futuro dos discentes, através de componentes curriculares (atualmente chamados de Itinerários Formativos) específicos, conteúdos ou conversas com os professores. Compreende-se, portanto, que foi possível estabelecer uma relação intrínseca entre o ensino médio e as perspectivas de vida e futuro dos alunos, colaborando para o amadurecimento de ideias e direcionamento acerca dos sonhos e pensamentos deles.