LIMA, Victor Batista De et al.. Trabalhando equações por meio da robótica educacional. Anais VIII EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/9723>. Acesso em: 07/12/2024 21:54
Com o objetivo de explorar as possibilidades do ensino de Matemática com base na Robótica Educacional, elaboramos uma atividade sobre equações para alunos do 7º ano do ensino fundamental. A proposta apresentada neste trabalho é resultado do trabalho colaborativo do OBEDUC/CAPES, projeto em rede no qual participam três instituições de Ensino Superior (UFMS, UEPB e UFAL), cujo olhar está direcionado à formação do professor que ensina Matemática para a Educação Básica. O presente relato aborda as principais contribuições do trabalho colaborativo na formulação de propostas didáticas para o ensino de Matemática nas escolas públicas com uso de instrumentos robóticos. Apesar de não aplicarmos a proposta didática em sala de aula, buscamos descrever todo o processo de planejamento de sua construção. Por fim os demais pesquisadores participes do grupo gostaram e acharam de grande valor pedagógico, concluindo que a aplicação dessa atividade pode tornar a aula de matemática mais dinâmica, divertida e atraente, proporcionando assim uma aprendizagem significativa.