Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

A IMPORTÂNCIA DO DESENHO COMO RECURSO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM EM TRIGONOMETRIA

Palavra-chaves: DESENHO, TRIGONOMETRIA, ENSINO E APRENDIZAGEM Comunicação Científica (CC) Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9570
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 146
    "inscrito_id" => 901
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO DESENHO COMO RECURSO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM EM TRIGONOMETRIA"
    "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo investigar em que medida os livros didáticos apresentam situações que evidenciem as contribuições do desenho geométrico para os conceitos de Trigonometria. Adotamos os estudos de Marcia Fonseca Raymundo e  Luciane Garcia como centrais em nosso referencial teórico, além de trazermos as contribuições de outros autores.  O estudo de natureza qualitativa foi norteado por questões que abrangiam o uso do desenho nas demonstrações de Trigonometria; a aplicabilidade do desenho como recurso importante para o ensino e aprendizagem de Trigonometria, a partir dos livros didáticos analisados; verificar a contribuição do desenho para a resolução de situações-problema envolvendo a Trigonometria.  O estudo foi realizado a partir da análise do tema Trigonometria nos livros: Matemática: uma nova abordagem de Giovanni & Bonjorno (2010) e Matemática: contexto & aplicações de Luiz Roberto Dante (2003). A análise dos livros possibilitou-nos constatar que estes apresentam situações que evidenciam a importância do desenho nas aulas de Matemática como uma ferramenta indispensável para que os alunos compreendam conceitos da Trigonometria."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "DESENHO, TRIGONOMETRIA, ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_17_18_42_idinscrito_901_f800ebd678548648791827ff4d2b8333.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DELANY MATIAS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "DELANY"
    "autor_email" => "dellanny@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9570
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 146
    "inscrito_id" => 901
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO DESENHO COMO RECURSO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM EM TRIGONOMETRIA"
    "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo investigar em que medida os livros didáticos apresentam situações que evidenciem as contribuições do desenho geométrico para os conceitos de Trigonometria. Adotamos os estudos de Marcia Fonseca Raymundo e  Luciane Garcia como centrais em nosso referencial teórico, além de trazermos as contribuições de outros autores.  O estudo de natureza qualitativa foi norteado por questões que abrangiam o uso do desenho nas demonstrações de Trigonometria; a aplicabilidade do desenho como recurso importante para o ensino e aprendizagem de Trigonometria, a partir dos livros didáticos analisados; verificar a contribuição do desenho para a resolução de situações-problema envolvendo a Trigonometria.  O estudo foi realizado a partir da análise do tema Trigonometria nos livros: Matemática: uma nova abordagem de Giovanni & Bonjorno (2010) e Matemática: contexto & aplicações de Luiz Roberto Dante (2003). A análise dos livros possibilitou-nos constatar que estes apresentam situações que evidenciam a importância do desenho nas aulas de Matemática como uma ferramenta indispensável para que os alunos compreendam conceitos da Trigonometria."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "DESENHO, TRIGONOMETRIA, ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_17_18_42_idinscrito_901_f800ebd678548648791827ff4d2b8333.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DELANY MATIAS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "DELANY"
    "autor_email" => "dellanny@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar em que medida os livros didáticos apresentam situações que evidenciem as contribuições do desenho geométrico para os conceitos de Trigonometria. Adotamos os estudos de Marcia Fonseca Raymundo e Luciane Garcia como centrais em nosso referencial teórico, além de trazermos as contribuições de outros autores. O estudo de natureza qualitativa foi norteado por questões que abrangiam o uso do desenho nas demonstrações de Trigonometria; a aplicabilidade do desenho como recurso importante para o ensino e aprendizagem de Trigonometria, a partir dos livros didáticos analisados; verificar a contribuição do desenho para a resolução de situações-problema envolvendo a Trigonometria. O estudo foi realizado a partir da análise do tema Trigonometria nos livros: Matemática: uma nova abordagem de Giovanni & Bonjorno (2010) e Matemática: contexto & aplicações de Luiz Roberto Dante (2003). A análise dos livros possibilitou-nos constatar que estes apresentam situações que evidenciam a importância do desenho nas aulas de Matemática como uma ferramenta indispensável para que os alunos compreendam conceitos da Trigonometria.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.