Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

ÁGUA EM NÚMEROS: UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA NUMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: MATEMÁTICA COTIDIANA, CONSCIENTIZAÇÃO, MOTIVAÇÃO DISCENTE Pôster (PO) Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM) Publicado em 29 de novembro de 2014

Resumo

Dada a importância da água para a vida no planeta e a sua crescente escassez, na maioria das vezes, por fatores como assoreamento dos rios, poluição e desperdício, sentiu-se a necessidade de desenvolvimento de um projeto (Projeto Água em Números) na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, numa perspectiva de sensibilização e conscientização dos alunos e da comunidade quanto ao uso racional da água e à preservação do meio-ambiente como garantia a gerações futuras. O principal objetivo foi conscientizar o maior número possível de pessoas, a partir dos alunos e da comunidade escolar, sobre a importância do uso correto da água. Para isso diversos conceitos e linguagens matemáticas, ilustrações, gráficos e tabelas foram usados, de modo a tratar a informação sempre como um aprendizado coletivo. Desse modo, a escola, os educandos e, gradativamente, a comunidade local puderam intervir e discutir questões relativas à água no meio-ambiente e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.