Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

DO CONCRETO AO ABSTRATO: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA GEOMETRIA

Palavra-chaves: EXPERIMENTOS DE ENSINO, GEOMETRIA, LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA Relato de Experiência(RE) Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9619
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 85
    "inscrito_id" => 908
    "titulo" => "DO CONCRETO AO ABSTRATO: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA GEOMETRIA"
    "resumo" => "Normalmente quando os professores abordam os assuntos de geometria o fazem do abstrato ao concreto, ou seja, apresentam os conceitos primitivos para mostrar, depois aplicações destes conceitos, propomos neste trabalho apresentar maneiras de ensinar geometria. O presente relato é um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o qual aponta possibilidades para o ensino de geometria partindo do concreto ao abstrato, do plano ao espaço. As atividades foram propostas pelo Leitura e Escrita em Educação Matemática (LEEMAT), Grupo de Pesquisa e, desenvolvidas com uma turma de trinta alunos dos anos Iniciais do Ensino Fundamental, as intervenções ocorreram no Laboratório de Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) campus VI, utilizando materiais concretos para apresentarmos conceitos da geometria plana e espacial para os alunos participantes de nossa pesquisa."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTOS DE ENSINO, GEOMETRIA, LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_16_10_2014_12_02_39_idinscrito_908_4635b151eafd4979edcd45bc0859ac7e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKSON MANUEL NEVES"
    "autor_nome_curto" => "JACKSON"
    "autor_email" => "jacksonneves09@hotmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9619
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 85
    "inscrito_id" => 908
    "titulo" => "DO CONCRETO AO ABSTRATO: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA GEOMETRIA"
    "resumo" => "Normalmente quando os professores abordam os assuntos de geometria o fazem do abstrato ao concreto, ou seja, apresentam os conceitos primitivos para mostrar, depois aplicações destes conceitos, propomos neste trabalho apresentar maneiras de ensinar geometria. O presente relato é um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o qual aponta possibilidades para o ensino de geometria partindo do concreto ao abstrato, do plano ao espaço. As atividades foram propostas pelo Leitura e Escrita em Educação Matemática (LEEMAT), Grupo de Pesquisa e, desenvolvidas com uma turma de trinta alunos dos anos Iniciais do Ensino Fundamental, as intervenções ocorreram no Laboratório de Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) campus VI, utilizando materiais concretos para apresentarmos conceitos da geometria plana e espacial para os alunos participantes de nossa pesquisa."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTOS DE ENSINO, GEOMETRIA, LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_16_10_2014_12_02_39_idinscrito_908_4635b151eafd4979edcd45bc0859ac7e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKSON MANUEL NEVES"
    "autor_nome_curto" => "JACKSON"
    "autor_email" => "jacksonneves09@hotmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

Normalmente quando os professores abordam os assuntos de geometria o fazem do abstrato ao concreto, ou seja, apresentam os conceitos primitivos para mostrar, depois aplicações destes conceitos, propomos neste trabalho apresentar maneiras de ensinar geometria. O presente relato é um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o qual aponta possibilidades para o ensino de geometria partindo do concreto ao abstrato, do plano ao espaço. As atividades foram propostas pelo Leitura e Escrita em Educação Matemática (LEEMAT), Grupo de Pesquisa e, desenvolvidas com uma turma de trinta alunos dos anos Iniciais do Ensino Fundamental, as intervenções ocorreram no Laboratório de Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) campus VI, utilizando materiais concretos para apresentarmos conceitos da geometria plana e espacial para os alunos participantes de nossa pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.