Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS MILITARIZADAS NA REDE ESTADUAL DO AMAZONAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96336
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2205
    "inscrito_id" => 13501
    "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS MILITARIZADAS NA REDE ESTADUAL DO AMAZONAS"
    "resumo" => "O processo de militarização das escolas estaduais no Amazonas é anterior ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) implementado no governo de Jair Bolsonaro. Atualmente está em funcionamento o Colégio Militar de Manaus (1971) e oito escolas da rede estadual militarizadas, mantida pela Secretaria (SEDUC) e comandadas pela Polícia Militar do Amazonas. O presente artigo visa compreender a relação qualidade educacional e o fator violência/assédio nas escolas militarizadas da rede estadual do Amazonas. Verificar os resultados das escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Analisar o Regimento Interno da Escola Militar à luz dos Direitos Fundamentais e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Ponderar os impactos das escolas militarizadas para as populações vulneráveis socialmente. Utilizou-se o método de abordagem dialético, e como técnica de coleta de dados, a análise de microdados do Censo Escolar, IDEB e IDEAM, assim como, a análise de documentos disponíveis no âmbito do MEC e da Secretaria Estadual de Educação do Amazonas. Constata-se uma lista significativa de notícias na mídia sobre o assédio aos profissionais da educação, aos pais e responsáveis dos alunos, nota-se distintas limitações aos direitos de liberdade e expressão da própria identidade juvenil. O avanço das escolas cívico-militares na rede estadual e na rede municipal com incentivos do PECIM geram uma ampla discussão, visto que, as escolas militarizadas, com ênfase na disciplina, obediência, controle, são direcionadas para as populações vulneráveis, enquanto, as competências e habilidades requeridas para o desenvolvimento integral do cidadão, tornam-se secundários."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13501_TB2205_04052023192905.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANA RAMOS DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ROSANA"
    "autor_email" => "rosanasouza@ufam.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96336
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2205
    "inscrito_id" => 13501
    "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS MILITARIZADAS NA REDE ESTADUAL DO AMAZONAS"
    "resumo" => "O processo de militarização das escolas estaduais no Amazonas é anterior ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) implementado no governo de Jair Bolsonaro. Atualmente está em funcionamento o Colégio Militar de Manaus (1971) e oito escolas da rede estadual militarizadas, mantida pela Secretaria (SEDUC) e comandadas pela Polícia Militar do Amazonas. O presente artigo visa compreender a relação qualidade educacional e o fator violência/assédio nas escolas militarizadas da rede estadual do Amazonas. Verificar os resultados das escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Analisar o Regimento Interno da Escola Militar à luz dos Direitos Fundamentais e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Ponderar os impactos das escolas militarizadas para as populações vulneráveis socialmente. Utilizou-se o método de abordagem dialético, e como técnica de coleta de dados, a análise de microdados do Censo Escolar, IDEB e IDEAM, assim como, a análise de documentos disponíveis no âmbito do MEC e da Secretaria Estadual de Educação do Amazonas. Constata-se uma lista significativa de notícias na mídia sobre o assédio aos profissionais da educação, aos pais e responsáveis dos alunos, nota-se distintas limitações aos direitos de liberdade e expressão da própria identidade juvenil. O avanço das escolas cívico-militares na rede estadual e na rede municipal com incentivos do PECIM geram uma ampla discussão, visto que, as escolas militarizadas, com ênfase na disciplina, obediência, controle, são direcionadas para as populações vulneráveis, enquanto, as competências e habilidades requeridas para o desenvolvimento integral do cidadão, tornam-se secundários."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13501_TB2205_04052023192905.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANA RAMOS DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ROSANA"
    "autor_email" => "rosanasouza@ufam.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O processo de militarização das escolas estaduais no Amazonas é anterior ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) implementado no governo de Jair Bolsonaro. Atualmente está em funcionamento o Colégio Militar de Manaus (1971) e oito escolas da rede estadual militarizadas, mantida pela Secretaria (SEDUC) e comandadas pela Polícia Militar do Amazonas. O presente artigo visa compreender a relação qualidade educacional e o fator violência/assédio nas escolas militarizadas da rede estadual do Amazonas. Verificar os resultados das escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Analisar o Regimento Interno da Escola Militar à luz dos Direitos Fundamentais e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Ponderar os impactos das escolas militarizadas para as populações vulneráveis socialmente. Utilizou-se o método de abordagem dialético, e como técnica de coleta de dados, a análise de microdados do Censo Escolar, IDEB e IDEAM, assim como, a análise de documentos disponíveis no âmbito do MEC e da Secretaria Estadual de Educação do Amazonas. Constata-se uma lista significativa de notícias na mídia sobre o assédio aos profissionais da educação, aos pais e responsáveis dos alunos, nota-se distintas limitações aos direitos de liberdade e expressão da própria identidade juvenil. O avanço das escolas cívico-militares na rede estadual e na rede municipal com incentivos do PECIM geram uma ampla discussão, visto que, as escolas militarizadas, com ênfase na disciplina, obediência, controle, são direcionadas para as populações vulneráveis, enquanto, as competências e habilidades requeridas para o desenvolvimento integral do cidadão, tornam-se secundários.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.