A educação indígena escolar, tem como objetivo preservar a sua identidade ético racial, valorizando o uso da língua materna, suas crenças, sua ciência, seus valores e seus saberes. A metodologia que motivou a formação apresentada foi construída a partir das experiência e saberes do povo indígena Macuxi da Terra Indígena Raposa Serra do Sol da Região de Normandia-RR. Desta forma, a formação continuada diferenciada visa preservar a identidade cultural, através das habilidades construídas nas escolas do município, tendo os recursos naturais e saberes indígenas, presentes nas comunidades, como ferramenta metodológica de ensino e aprendizagem. Com isso, se espera que os professores e professoras construam um novo olhar diferenciado para a realidade encontrada dentro da comunidade. Neste contexto, metodologias como essas, visam beneficiar a construção de recursos pedagógicos a partir do cenário da realidade do professor, professora, alunos e alunas indígenas. Dessa maneira, novas perspectivas metodológicas indígenas, buscam atingir metodologias que englobem o processo ético cultural e intercultural dos alunos e alunas indígenas ademais de melhorar os níveis de aprendizagem. Com isso, enfatiza-se que tais processos educacionais, visa reconhecer tal importância no processo de formação do professor indígena, para sua progressiva qualificação para atuar em sala de aula em retorno educacional a sua etnia pertencente.