Este estudo apresenta uma reflexão sobre a importância da formação inicial e continuada específica para atuar na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, com o objetivo de analisar as perspectivas formativas dos professores da Educação de Jovens e Adultos alinhadas as experiências e vivências dos contextos cotidianos desses sujeitos na rede municipal de Santana do Matos/RN. Para a realização deste estudo foi utilizado a pesquisa qualitativa, por meio de instrumentos através de questionário semi-estruturado aberto, observação e a análise documental, visto que foi pretendido investigar o processo de formação docente para EJA na escola. Para fundamentar a discussão sobre Educação de Jovens e Adultos buscou-se autores que abordam sobre a EJA enquanto modalidade que abarca em conjunto muito grande de especificidades e que tem na escolarização apenas uma parte do processo de educação e emancipação humana. Para o entrelaçar do assunto, foram utilizadas bibliografias de vários autores, que discutem sobre formação de professores e os desafios da profissão docente na atualidade. Ao relacionar o referencial teórico com as informações obtidas nesta pesquisa atenta-se a importância da formação inicial e continuada específica aos professores desta modalidade para a qualidade da educação ofertada. Evidencia-se nesta pesquisa a ausência de formação específica e continuada para o trabalho pedagógico, sendo urgente pensar a EJA no município seguindo os pressupostos de qualidade e formação específica para, assim, fortalecer as discussões em torno da transformação da realidade em prol da qualidade. Assim, entende-se que não é possível continuar improvisando educadores de jovens e adultos. A ausência de formação docente específica e adequada para o educador de jovens e adultos amplia os questionamentos acerca da qualidade do ensino, dos referenciais e materiais que vem sendo oferecidos a este público e põe em dúvida o cumprimento de um direito prescrito em lei.