O Programa de Residência Pedagógica (PRP), tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O presente trabalho visa avaliar se o Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFTO – campus Araguatins está de acordo com os objetivos propostos no edital Capes nº 6/2018 e a sua importância na formação docente dos licenciandos que participam do programa. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi a observação, baseada nas reuniões com a equipe e por meio dos seus relatos de experiência, além disse também foi feita a pesquisa bibliográfica, a partir de autores que estudam a formação docente e a relação teoria e pratica. Ter o contato direto e amplo com o ambiente e com a comunidade escolar permite um enriquecimento de saberes, aprendizagem e experiência que se tornam cruciais para o desenvolvimento do professor em formação, principalmente na área da Biologia. O PRP permite que o licenciando tenha um contato direto e maior com outros profissionais da área, um conhecimento e interação mais amplo entre professor e aluno, preceptor e coordenador. A vivencia em âmbito escolar proporciona ao professor em formação entendimento sobre os aspectos escolares e as metodologias que podem ser utilizadas de acordo com a necessidade de cada turma. Ademais através dos relatos que foram dados pelos meus colegas nas reuniões do PRP, pode-se concluir que o programa cumpre o seu papel de proporcionar aos licenciandos do curso de Ciências Biológicas uma maior vivência do que de fato é estar na sala de aula.